
Aconchegante, contagiante, perto do mar e rica em comércio local. Quem nunca ouviu falar de um dos bairros mais populares da Suburbana? Carinhosamente apelidado de ‘coração do Subúrbio’, Paripe carrega uma tremenda diversidade cultural, que abrilhanta o olhar de cada morador e atrai visitantes de outros bairros pelas maravilhas que comporta.
Leia Também:
Ao longo dos seus quase 5 km² de extensão, encontram-se elementos essenciais para compor uma região periférica completa, com lazer, culinária, beleza e atividade comercial. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, atualmente, 52.469 pessoas vivem e aproveitam as maravilhas do bairro.
Os pontos fortes de Paripe foram destacados por Anderson Simplício, criador da página de sucesso do Instagram Belezas do Subúrbio. Em entrevista ao Portal MASSA!, o influenciador declarou que, apesar de crescer no Pau da Lima, se apaixonou pelas maravilhas do Subúrbio.
“Paripe eu digo que é um dos corações do Subúrbio, um dos pilares. Quem não conhece, quer conhecer. Paripe é o bairro mais conhecido da suburbana, junto com Periperi. Paripe é o coração, onde está toda a parcela de comércio, tem o centro de abastecimento, as praças onde tem os shows no São João e Carnaval. É impressionante o que Paripe tem, fora a quantidade de moradores que fazem o bairro ser o mais popular de Salvador”, destacou.

Além dos pontos de venda, casas, restaurantes e praças, surgem duas maravilhas naturais consideradas pontos turísticos de maior beleza do subúrbio: as praias de Tubarão e São Tomé. São nelas que os ‘regs’ e paredões do fim de semana costumam acontecer, além de ser um espaço de lazer para famílias e visitantes.
“Se eu fosse resumir a praia de São Tomé de Paripe em uma palavra, seria maravilhosa! É uma das melhores praias de Salvador na minha opinião. Tem a cultura das marisqueiras, o peguari, tem a ligação que faz direta com Ilha de Maré, tem os casarões antigos e igrejas. Então tem muita história além de beleza também”, afirmou.

Projeto que move a comunidade e transforma vidas
A beleza do bairro de Paripe não se resume apenas aos pontos turísticos e paradisíacos, mas também está no coração de cada pessoa pelas comunidades. Do outro lado do bairro, na região conhecida como ‘Bate Coração’, um projeto social surgiu há mais de quatro anos com o intuito de ajudar crianças.

Batizado de Nós por Nós, a iniciativa tem o objetivo de educar crianças no meio do esporte, descobrir talentos escondidos e formar grandes atletas para levar a garra de um ‘paripense’ para o restante do Brasil. O programa é completamente gratuito e já conta com diversos campeões.
“Sou morador daqui há mais de 20 anos e isso faz com que a gente se sensibiliza com as crianças e adolescentes. Se nós pudermos fazer um pouquinho para melhorar a situação nas comunidades, estamos aqui pra fazer, firme e forte. Não buscamos criar apenas campeões, mas também cidadãos de bem que possam construir uma família com sabedoria e responsabilidade”, disse o professor de boxe, Marcos Galego.
Desde a criação da iniciativa, a comunidade abraçou a ideia e hoje contribui para o crescimento e divulgação. Atualmente, a Nós por Nós conta com cerca de 150 participantes e um grande impacto na região, conforme destacado por Luiz Antônio, co-fundador do projeto.
“Muita mudança no bairro, porque, graças a Deus, hoje temos oportunidade de tirar as crianças das ruas e colocar os meninos no boxe e as meninas no ballet, além de pilates pras senhoras. Fora outros projetos sociais que fazemos, como doações de brinquedos, cestas básicas e um sopão uma vez na semana. A evolução tem sido gratificante”, descreveu.

Tempero especial e cheirinho de moqueca
Ao caminhar pelas ruas do bairro, é possível observar diversos bares e restaurantes que deixam aquele cheirinho atrativo de moqueca no ar. Entre eles está o restaurante Mandacaru, o antigo Caranguejo de Paripe, que tem história pra contar como um dos estabelecimentos comerciais mais antigos da região.
Tendo como carro-chefe a moqueca e o caranguejo fresquinhos, o lugar, por muito tempo, foi um dos points mais procurados pela galera que busca uma comida típica com a ‘cara’ de Paripe. Em conversa com o MASSA!, Rosenberg,proprietário do restaurante, contou que o empreendimento surgiu há cerca de nove anos, movimentando a economia e gerando empregos na localidade.
“Não sou nascido e criado aqui, mas tem 35 anos que moro aqui em Paripe. A gente abriu o restaurante por uma questão de oportunidade. Começamos com uma lanchonete e hoje estamos aqui. Quando viemos pra cá não tinha o movimento que tem hoje, querendo ou não fizemos parte do crescimento do comércio de Paripe. Muitos bares e restaurantes se inspiraram na gente, me sinto como uma referência”, explicou.

A culinária local não só atende o povão, mas também se popularizou em outros bairros e até cidades da Região Metropolitana de Salvador. Berg conta que pessoas de fora viajam horas apenas para conhecer as maravilhas da região e provar o tempero caprichado da culinária.
A gente tem cliente aqui que vem de Lauro de Freitas, Camaçari, até Praia do Forte, só pra comer uma moqueca também. Isso porque, graças a Deus, o nome da gente circula bastante por Salvador.
Rosenberg

Serviço da Embasa ‘bate certo’ no bairro
Um dos pontos de destaque da localidade é o cuidado da Embasa com o saneamento e o tratamento de água. Segundo o órgão, cerca de R$ 23 milhões estão sendo investidos na ampliação e modernização da Estação Elevatória de Esgoto.
A ação visa aumentar a eficiência do bombeamento de efluentes e garantir mais segurança no transporte do esgoto até o sistema de tratamento. As ações da empresa têm sido celebradas pela população.
"Paripe não falta água! Aqui não falta água não, de forma nenhuma. Aqui não falta nada, Paripe é completo, tem de tudo e do melhor aqui. Ta chegando mais coisa ai, que eu sei que eles tão trabalhando pra trazer", exclamou Josenilton Boulhosa.

Paripe: o orgulho do povo
“No final todo mundo é amigo, todo mundo é irmão!”. A frase dita pelo Sr. Crispim dos Santos descreve bem a união dos moradores, um dos elos mais fortes de Paripe. Juntos, cada um se reinventou no bairro e contribuiu para o seu crescimento. Por trás das histórias marcantes, uma palavra se destaca quando se fala do local: orgulho.
“Eu vim de Maragogipe. Só saio daqui quando Jeová disser: “venha, vou te levar”. Já tenho mais ou menos uns quarenta anos que eu trabalho aqui na Feira e conquistei minha vida. Não tem lugar melhor do que esse não, tem praia perto, centro de abastecimento, não falta água. Quem quer vir pra Paripe já não acha lugar, de tão populoso”, contou.

Já Izanildes, de 60 anos, cresceu no bairro e acompanhou toda a evolução estrutural até os dias de hoje. “Eu que sou nascida e criada aqui em Paripe, ver o que era antes e o que se tornou agora é motivo de orgulho. Hoje eu empreendo e continuo morando aqui em Paripe”, enfatizou.
Pra mim não tem lugar melhor!
Izanildes
