A 33ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) chegou ao seu sétimo dia, nesta sexta-feira (6), com uma série de exposições de animais de grande porte, a exemplo de equinos, que requerem cuidados durante a viagem até Salvador.
O Haras Tívoli, da cidade de Rafael Jambeiro, no interior da Bahia, transportou cavalos através de caminhões especiais, com separadores para cada um deles, onde há uma reserva de alimento e os cuidados devidos.
"A gente coloca um animal de cada vez em seu separador, para não ter riscos de balançar, do animal se bater. Fica tudo bem alinhadinho", comentou Genilson Leal, peão do Tívoli.
LEIA TAMBÉM
Montador mirim do cavalo Campolina chama atenção na Fenagro
Carinho liberado! Contato com animais encanta visitantes na Fenagro 2024
De acordo com Genilson, algumas paradas são necessárias para os cavalos poderem se hidratar e depois é realizada uma limpeza 'geralzona' no espaço onde os animais ficam. No entanto, o peão garante que a viagem é tranquila.
"Só existe uma dificuldade mínima com animais novos, que ainda não têm costume pra subir no caminhão e às vezes dá um trabalhozinho, uma cismada, mas o cavalo acostumado entra suavemente e logo fica confortável", detalhou.
"A gente traz ração, feno, aí tem uma rede que amarramos e enchemos de feno. Depois colocamos dentro do espaço pra cada um dos cavalos, fica tranquilo para eles", completou o peão.
Fenagro
Reconhecida como a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste, a Fenagro é organizada pelo Grupo A TARDE e reúne mais de 100 mil visitantes. A programação inclui exposições de produtos agropecuários, shows, leilões e o espaço infantil Fenagrinho, consolidando-se como uma vitrine do agronegócio baiano.