A Finlândia celebra 108 anos de independência e, em homenagem à data, o estande no Salão Internacional de Turismo, realizado durante a 33ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições, em Salvador, exalta a contribuição e a parceria do país com a Bahia.
Leia também:
Confira o que um cavalo Campolina precisa ter para ganhar prêmio na Fenagro
Entenda como cavalos são transportados até a Fenagro
Montador mirim do cavalo Campolina chama atenção na Fenagro
Wilson Andrade, presidente e cônsul emérito da Finlândia na Bahia, falou sobre a importância dessa relação durante uma conversa com o Portal Massa!. Segundo ele, a homenagem vai além da celebração histórica, trazendo também oportunidades para novos investimentos entre os dois territórios.
"Representamos o Brasil na Finlândia. Estamos recebendo várias missões e delegações daquele pequeno país, que é gigante em tecnologia, formação, educação e, principalmente, na área de energia renovável", pontuou.
Homenagem à Finlândia para estreitar laços
Wilson Andrade destacou a forte colaboração no setor de base florestal e na indústria de papel e celulose.
"A Finlândia é a ‘vovozinha’ das tecnologias de papel e celulose no mundo. Temos aprendido muito com as indústrias, empresas, centros de tecnologia e universidades da Finlândia. Essa homenagem que prestamos neste dia especial, 6 de dezembro, pelos 108 anos de independência, é porque queremos continuar prestando tributo ao governo finlandês, aos finlandeses e ao povo deste país, pela aproximação, pelas possibilidades de parceria e por tudo que nos ensinaram nessa área”, falou.
Chegada de empresários finlandeses
O cônsul também anunciou que uma comitiva de empresários finlandeses está visitando a Bahia, abrindo novas possibilidades de parcerias econômicas.
"Hoje, temos uma produtividade maior que a deles e uma competitividade mais forte, mas, ainda assim, as parcerias acontecem, e valorizamos muito isso. [Na próxima semana] teremos uma delegação de empresários finlandeses da área de mineração chegando ao estado. Eles vão se reunir com mineradoras brasileiras, mostrar o que podem oferecer e, ao mesmo tempo, conhecer o nosso potencial. Esperamos que essa visita gere novos negócios", completou.