25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

Alterou - 30/09/2025, 21:13 - Kenna Martins*

Prefeitura muda mês da Micareta de Feira de Santana

Anúncio foi realizado pelo prefeito José Ronaldo, nesta terça-feira (30)

Evento acontecia em abril
Evento acontecia em abril |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Feira de Santana

Considerada a maior festa popular de Feira de Santana, a Micareta vai ganhar uma nova data no calendário a partir de 2026. Tradicionalmente realizada no mês de abril, desde a sua criação, no ano de 1937, a folia momesca passará a acontecer em novembro. A mudança foi anunciada na tarde desta terça–feira (30) pelo prefeito José Ronaldo, durante entrevista coletiva, no Salão de Reuniões do Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal Maria Quitéria. A data e as atrações da folia ainda serão definidas.

Leia Também:

De acordo com o prefeito, a decisão atende ao desejo de 70% dos feirenses ouvidos em uma pesquisa realizada pela gestão municipal e deverá imprimir novo fôlego ao evento, tendo em vista que haverá mais tempo para a organização da festa.

“Quando lançamos a ideia de mudar a Micareta para o mês de novembro, houve uma grande repercussão, o assunto foi muito debatido na mídia feirense. E no apanhado que nós fizemos, a sociedade era favorável à mudança da festa para novembro", informou Ronaldo, lembrando que na última edição da festa recebeu críticas. “O que eu mais escutei na realização da última Micareta foi que estávamos procurando em cima da hora. Então eu acho que a gente precisa ter algo mais amplo, mais demorado par a poder fazer".

Já a data, como destacou o prefeito, será definida após conversas profissionais envolvidos com a festa, como empresários e representantes da classe artística. “Vou decidir a data junto com as pessoas que fazem a festa. Existem várias datas muito boas, mas eu preciso discutir com a classe de artistas, com as pessoas que discutem a Micareta”, reforçou.

Para o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, a alteração do período será um atrativo maior não apenas para foliões que desejam curtir a festa, mas, também, para empresários. “O ano que vem vai ser melhor, mais organizado, teremos mais tempo. E com o apoio do setor privado, as festas serão muito maiores, muito melhores para todos nós. Nós estaremos em uma reunião na semana que vem com as pessoas que trabalham no segmento para definirmos juntos o período, as datas. E, a partir daí criar o nosso catálogo para vender bem essa festa lá fora”, declarou Lôbo.

A novidade foi aprovada pelo produtor cultural e empresário do entretenimento Antonio Dyggs. Segundo ele, a mudança fará com que a tradicional folia momesca chegue ao fim do ano ainda mais fortalecida como um dos principais eventos culturais da Bahia.

“A Micareta de Feira vai entrar em outro patamar, em um outro nível de qualidade, e também a gente vai conseguir que as ruas estejam ainda mais cheias. Estou feliz porque falar de Micareta com mais de um ano de antecedência é algo que a gente vem brigando há 22 anos. O pessoal já estava comentando, precisava de uma sacudida, precisava de uma boa mudança.”, avaliou Dyggs.

*Kenna Martins é correspondente do Grupo A Tarde em Feira de Santana

exclamção leia também