30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Deu ruim - 03/02/2023, 18:27 - Pedro Moraes

Wallace pega gancho por suspensão do COB após pressão contra Lula

A medida saiu após o parecer inicial do relator do Órgão Independente do comitê

A medida saiu após o parecer inicial do relator do Órgão Independente do comitê
A medida saiu após o parecer inicial do relator do Órgão Independente do comitê |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

De forma provisória, o Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil suspendeu Wallace de Souza, jogador do Cruzeiro. O fato se deu após ele publicar uma enquete sobre um suposto tiro no presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No parecer feito por Ney Bello, relator do caso, o atleta da Seleção Brasileira deveria ser suspenso até a análise total do processo, de acordo com informações publicadas pelo portal g1. Acima de tudo, a decisão do Órgão Independente tem efeito imediato.

“No caso em análise, as ofensas, as incitações ao crime e as ameaças - ainda que algumas delas veladas já que postas em forma de pergunta ou interpretáveis por se tratar de imagem - foram todas elas praticadas contra a autoridade máxima do país, que ocupa o posto em razão de processo eleitoral democrático e escorreito. Fica justificada processualmente, dessa forma, a intervenção da Advocacia Pública neste feito. Assim, fica acolhida a participação processual da Advocacia Geral da União nos termos solicitados. Demais disso, é importante analisar o ato - confessadamente praticado - para fins de aplicação de medida emergencial”, inicia o parecer, que encerra com a suspensão.

“Por tal razão, deve o atleta Wallace Leandro de Souza ser cautelarmente suspenso de todas as atividades esportivas do sistema COB - consequentemente de suas afiliadas - até a finalização desse procedimento”, complementa.

Leia Mais

VÍDEO: Gabriel Paulista se arrepende após entrada ‘a vapor’ em Vini Jr

Quatro estrangeiros são cotados para comandar a Seleção Brasileira

Lakers tem vitória espetacular contra os Pacers fora de casa

Junto a isso, o parecer do Conselho de Ética também cita nomes como Pelé, Roberto Dinamite, Maria Esther Bueno e Maria Lenk para embasar a decisão. De acordo com o documento, Wallace vai ter que apresentar sua defesa em até cinco dias úteis após o recebimento do parecer.

“Para além, o atleta, mais ainda o atleta olímpico, e sobretudo os campeões olímpicos devem ter em mente que a sua conduta reflete na sociedade de maneira diferenciada, na medida em que o esporte - desde a Grécia antiga e presente no conceito previsto nos ideais do Barão de Coubertin - tem a função de realizar princípio éticos e morais de toda uma coletividade. Mais que isso, o atleta campeão olímpico exerce influência em toda a juventude, que através do esporte vê em seus ídolos um exemplo a ser seguido. Adolescentes observam o atleta com admiração e respeito, e talvez seja esse o único posto - salvaguardada a ficção no cinema - onde heróis são educativos, construtivos e fazem bem para o ideário de um povo” reforça outro trecho do parecer.

exclamção leia também