Ainda sem vencer no Brasileirão, o Vitória já acumula 11 jogos de jejum na temporada e está na lanterna do campeonato. Apesar de liderar com folga o risco de rebaixamento para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Leão teve uma pequena redução nas chances de queda após somar um pontinho contra o Juventude.
Segundo a UFMG, o Vitória caiu de 63,6% para 62,7% de chances de voltar à Série B após oito rodadas do Campeonato Brasileiro. Em busca de recuperação sob comando de Thiago Carpini, o Rubro-Negro somou apenas três pontos na Série A.
Logo atrás do Vitória, as equipes com maior porcentagem são Atlético-GO (47,6%), Cuiabá (45,9%), Corinthians (43,1%) e Fluminense (42,1%). O Dourado, no entanto, é a única dessas equipes que ainda não jogou pela 8ª rodada.
E a Sul-Americana?
Grande obsessão do presidente Fábio Mota após a conquista do título baiano, a classificação para a Copa Sul-Americana ainda parece distante para o Vitória. De acordo com a UFMG, são apenas 12% de chance de conquistar a vaga, um pequeno aumento comparado aos 11,5% anteriores.
Vale lembrar que essa possibilidade pode ainda melhorar, diante do fato que a quantidade de vagas para a Sul-Americana costuma aumentar após o desempenho dos times brasileiros nas competições da Conmebol.
Inicialmente, os classificados para a 'Sula' são as equipes que ficam entre 7º e 12º na tabela, podendo chegar até o 15º.