Anunciada na manhã desta sexta-feira (1º), pelo presidente do Vitória, Fábio Mota, em entrevista coletiva no Barradão, a proposta ousada e milionária discutida entre a empresa de acompanhantes de luxo e patrocinadora, Fatal Model, e o Rubro-Nego baiano rapidamente repercutiu em diversos cantos do Brasil.
A oferta consiste em duas partes, totalizando um investimento total de R$ 300 milhões para o Leão, através do 'naming rights'. A primeira inicia com a ideia de mudar o nome do clube para “Fatal Model Vitória” por um valor de R$ 200 milhões, mas sem alterar a identidade padrão do time, como escudo, cores e uniformes. Já a segunda é alterar o nome do estádio do estádio Manoel Barradas, o Barradão, para “Arena Fatal Motel Barradão”, pela compensação de R$ 100 milhões. Ambos pelo prazo de 10 anos.
De que forma a proposta afeta o Vitória
Diante das sugestões realizadas pela empresa Fatal Model, em caso de acordo, o Vitória não será afetado em grandes aspectos, pois a patrocinadora deseja apenas a compra dos 'naming rights', ou seja, mudaria apenas o nome do clube ou do estádio. As cores do time, o uniforme, o escudo e outras questões da identidade tradicional da equipe baiana continuariam as mesmas. Além disso, também não inviabilizaria nenhum outro patrocínio atual ou futuro do clube.
Vale destacar que, tal valor proposto nas ofertas, seria utilizado para reforçar as obras do projeto Arena Barradão. Ao todo, as construções fecham em R$ 350 milhões, segundo o gestor, e a injeção de pelo menos R$ 100 milhões aceleraria o processo, mas buscando também outros fundos de mais patrocinadores.
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“O projeto da Arena Barradão é um projeto de R$ 350 milhões. Se for aprovado os R$ 100 milhões da Fatal Model, vão faltar R$ 250 milhões. Vamos ter uma rapidez maior no início das obras. Mas as reuniões com outros patrocinadores continuam. Se chegarem dez propostas, eu vou criar enquete para as dez propostas. A Fatal foi a primeira a concretizar oficialmente a proposta”, bradou Mota, afirmando que usaria o dinheiro para adiantar a construção da cobertura do estádio.
“Os R$ 100 milhões serão dedicados para a cobertura da Arena Barradão, que será o primeiro passo da construção da Arena Barradão. O projeto total é de algo perto de R$ 350 milhões. Então será apenas um primeiro passo”, completou.
Acordo já selado?
Apesar de ter as propostas na mesa, as negociações em torno delas ainda não iniciaram, isso porque o presidente Fábio Mota deseja primeiro saber a opinião dos sócio torcedor do clube a respeito da temática. Além disso, o resultado da enquete não garante 100% de certeza de que serão feitas as mudanças, precisando ainda de aprovação do Conselho Deliberativo e votação em Assembleia Geral Extraordinária (AGE).
“É apenas uma enquete. Ninguém está aqui para vender o nome do Vitória. Quando o Vitória recebe uma proposta como essa, você tem a obrigação de tornar pública, de ouvir as pessoas. Cada um tem sua convicção. Recebemos duas propostas: uma para vender o nome do estádio por dez anos, e outra para o nome do clube. Estamos simplesmente fazendo uma enquete para ouvir o que o torcedor acha disso”, disparou o dirigente.
O mandatário também afirmou na entrevista coletiva desta sexta-feira (1) que "não está vendendo o Vitória" e que muito menos poderia "mudar uma história de 120 anos com um canetada”. Segundo Mota, esta decisão não cabe unicamente a ele e sim aos mais de 30 mil sócios, além do Conselho e da diretoria do clube.
“É uma decisão além do presidente. A decisão que está ao poder do Conselho Diretoria é a venda do naming rights. Se for aprovada, vamos mandar para os órgãos internos do clube. Ninguém é dono do clube. Temos uma Associação com 33.222 sócios. O que estamos fazendo é apenas uma enquete que não é vinculativa ao que vai acontecer”, explicou.
Uma parceria ‘de milhões’
A história entre o Vitória e a empresa de acompanhantes de luxo, Fatal Model, começou ainda neste ano, no mês de fevereiro. Na ocasião, o acordo entre patrocinador e clube era de estampar a marca nas mangas do time baiano até dezembro deste ano, além de também ter a presença do logotipo nos uniformes de treinamento, backdrops de entrevistas, ingressos, placas no CT e em todos os canais de comunicação do clube.
A marca foi fundamental para o Leão, realizando diversas ações e fortalecendo a parceria com o time, além de também ajudar ativamente na chegada de alguns reforços para a disputa da Série B.
Se tornando o primeiro clube de futebol a iniciar uma grande parceria com o site, segundo o presidente do Leão, o acordo entre ambas as partes também ficou marcado como o maior patrocínio da história do Vitória na propriedade das mangas. O Rubro-Negro estampou a marca da empresa no Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série B do Campeonato Brasileiro este ano.
O sucesso e a boa relação entre os dois parceiros rendeu frutos. Ao lado da Fatal Model, o Vitória conseguiu se reerguer e retornar à elite do futebol nacional, vindo direto de uma Série C, além de também premiar o acesso com o título de Campeão Brasileiro da segunda divisão. Tudo isso culminou na renovação da parceria para 2024.
Visando a temporada que vem, a organização já iniciou as atividades e presenteou o clube baiano com um novo e moderno telão no Barradão, que permite ver o placar e as decisões do VAR, além de um backdrop no formato LED na sala de imprensa.