Apesar de um mandante quase imbatível, não se pode dizer o mesmo quando o Bahia atua como visitante na Série A do Campeonato Brasileiro. Em 14 jogos disputados até o momento, o Bahia venceu três vezes, empatou quatro e foi derrotado em sete oportunidades.
Leia também:
Cruzeiro x Bahia: onde assistir, escalações e outras informações
Bahia: volante volta a ser relacionado após meses; atacante também retorna
Com 31% de aproveitamento, a equipe está na 13ª posição na classificação como visitante do Brasileirão. Se quiser transformar o sonho em disputar a Copa Libertadores no próximo ano em realidade, o Esquadrão terá que melhorar o desempenho na reta final da competição.
A primeira possibilidade será no confronto direto contra o Cruzeiro nesta sexta-feira (18), no Mineirão. Na sequência, a equipe do técnico Rogério Ceni terá mais quatro rivais longe de Salvador: Vasco, Juventude, Corinthians e Cuiabá.
Com exceção do Cruzmaltino, as outras equipes estão na luta para fugir do rebaixamento. Em entrevista coletiva na Cidade Tricolor nesta semana, o polivalente Thaciano projetou os confrontos contra Cruzeiro e Vasco, este último em uma segunda-feira (28).
"São jogos muito importantes, que a gente precisa pontuar. A gente teve uma semana boa de trabalho e espera desempenhar nosso papel da melhor forma possível para poder pontuar nesses jogos", analisou.
Matemática para a Libertadores
Atualmente com 45 pontos e na 7ª colocação do campeonato, o Esquadrão de Aço precisa de mais 22 pontos para atingir os 67 pontos e garantir a vaga na competição internacional, de acordo com os dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Para isso acontecer, o Bahia tem que continuar como um 'demolidor' dentro de casa e vencer três partidas e empatar uma como visitante.
Contudo, se serve de alento para a Nação Tricolor, a UFMG aponta que com 60 pontos a equipe tem 90% de chance de disputar a Liberta em 2025. Neste caso, cinco vitórias seriam o suficiente para o Esquadrão alcançar a pontuação.