26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

focado - 21/11/2024, 17:27 - Da Redação

Venezuelano morador de Salvador é campeão baiano de Remo

Luca de Lima, de 18 anos, conseguiu o feito a partir do clube Kaiaulu Va’a e do seu projeto social ‘Remo sem Fronteiras’

Luca de Lima é campeão baiano de canoa havaianas nas categorias V1, individual, e OC2, em dupla
Luca de Lima é campeão baiano de canoa havaianas nas categorias V1, individual, e OC2, em dupla |  Foto: Divulgação

O venezuelano Luca de Lima, que mora na Bahia há cinco anos, se tornou campeão baiano de canoa havaianas nas categorias V1, modalidade individual, e o OC2, competição de duplas. O jovem conseguiu o feito a partir do clube Kaiaulu Va’a e do seu projeto social ‘Remo sem Fronteiras’, desenvolvido em parceria com a Associação de Remo Salvador, onde foi lá que o atleta ingressou ainda criança.

Leia Mais:
Baêa faz proposta milionária para tirar Éverson do Galo; confira
Elkeson relembra 'perrengue' no Vitória para final com Santos em 2010
Abel Ferreira detona gramado da Fonte Nova: "Não é dos melhores"

A história de Luca, de 18 anos, até a conquista do campeonato baiano de canoa começou há cinco anos atrás quando deixou a sua terra natal ainda criança, juntamente com a mãe, o irmão e a tia, com o sonho de viver do esporte. “Sempre foi meu sonho. Eu acredito que o principal elemento para se chegar aonde deseja é o foco, a disciplina. Nada vem sem esforço”, relatou o jovem.

E, foi por meio do Remo sem Fronteiras, projeto que tem o objetivo de capacitar jovens com o curso de remo, apresentando uma nova perspectiva de trabalho, que Luca deixou de ser aluno para virar professor, tornando-se monitor no clube.

Luca deixou a sua terra natal há cinco anos
Luca deixou a sua terra natal há cinco anos | Foto: Divulgação

“Entrei no projeto muito novo, saía da aula pela manhã e de tarde treinava no clube. Então surgiu a oportunidade de ser monitor e eu aproveitei. No começo desconfiavam por causa da minha idade, mas logo isso ficou para trás. Olhando em retrospecto, eu só tenho a agradecer ao clube pela oportunidade. Foi lá que eu consegui ter minha formação enquanto profissional e, principalmente, como atleta também”, refletiu Luca.

Após três anos no projeto, o jovem reforçou que o Kaiaulu Va’a mudou sua vida, tornando possível realizar o sonho. Atualmente, ele ministra aulas toda segunda para as crianças que compõem o projeto social “Remo Sem Fronteiras", desenvolvido em parceria com o clube, buscando contribuir para as suas formações, assim como um dia fizeram com ele.

“É um projeto muito bonito. É por meio de projetos como esse que tudo isso se tornou possível e eu quero dar esse retorno para a comunidade”, reforçou o atleta.

Pensando nos próximos passos após o título baiano, Luca está se preparando para as futuras competições, com foco no Campeonato Brasileiro de 2025. “Eu me classifiquei para o Campeonato Brasileiro depois de ser campeão baiano, então vou me preparar para fazer uma grande competição. Esse é o meu objetivo. Para o futuro eu penso em construir meu nome, uma grande carreira e quem sabe, um dia, abrir meu próprio clube. Mas, no momento, o foco está nessa construção como atleta e em ajudar na formação dos jovens no Kaiaulu”, afirmou Luca.

Por fim, o atleta destacou sobre como o esporte realmente se configura como uma chance de ascensão para muitas pessoas. “A mensagem que eu deixo para os jovens que procuram no esporte uma oportunidade é ter foco e muita disciplina que o seu momento vai chegar de um modo ou de outro, seja como atleta ou até mesmo em uma oportunidade de emprego, como aconteceu comigo”, concluiu.

Durante os cinco anos vividos na Bahia, Luca aprendeu português e se tornou um típico baiano, com maneiras de falar, gosto pelo samba, pagode e Carnaval, assim como a canoa e o mar. Após concluir o Ensino Médio neste ano, o atleta almeja entrar para a faculdade de Educação Física, visto que o estudo é algo que ele considera muito importante, principalmente para se especializar cada vez mais no remo.

exclamção leia também