O caso de racismo sofrido pelo jogador brasileiro Vinicius Júnior, em maio, teve repercussão mundial, onde levou a serem criadas diversas campanhas e discussões ao redor de todo o planeta. Por isso, o atacante Rodrygo, parceiro de time de Vini no Real Madrid, não ficou calado e também se pronunciou sobre o caso durante a entrevista coletiva realizada na última quarta-feira (14), na Seleção Brasileira.
Em meio aos seus relatos, o jogador afirmou que o estádio inteiro do Valencia tinha chamado o seu companheiro de "Macaco" e que ele ouviu as injúrias de dentro do campo. "É bom falar isso do país, muita gente fica falando que a Espanha é racista. Eu vivo aqui, não acredito que a Espanha seja racista, acho que o racismo está no mundo inteiro e pode ter pessoas racistas, mas a Espanha em si não é racista. Eu estava ali dentro do campo, eu ouvi o estádio inteiro chamando 'mono'", afirmou Rodrygo.
Leia Mais
Sem Neymar, Rodrygo chama a 'responsa' e pede a camisa 10
Richarlison exalta Seleção Brasileira, Real Madrid e Carlo Ancelotti
‘Reizinho da Toca’ lança lateral do Flamengo como titular na Seleção
O time do Valencia não gostou nada declaração de Rodrygo, chamando o jogador de mentiroso e afirmando que a sua fala ajuda a propagar uma imagem distorcida e ruim da torcida do clube que, segundo eles, é exemplar. Em seu comunicado oficial, a equipe espanhola ainda pediu para que o jogador brasileiro se retratasse publicamente para assumir o seu erro e consertar o seu testemunho.
Confira a nota do Valencia:
"O Valencia CF lamenta e nega categoricamente as falsas declarações feitas pelo jogador Rodrygo Goes, nas quais afirma que todo o nosso estádio e torcedores proferiram cânticos racistas.
Tais declarações são mentiras graves que contribuem para estigmatizar uma torcida exemplar como o Valencia CF de uma forma totalmente injusta.
Assim como seu treinador, Carlo Ancelotti, que corrigiu suas palavras após o jogo, pedimos a Rodrygo Goes que também corrija essas falsidades. O Valencia CF reserva-se o direito de tomar as medidas legais pertinentes para defender a honra de nosso clube e torcedores. Os jogadores de futebol também devem ser rigorosos e responsáveis ao fazer declarações.
Da mesma forma, e mais uma vez, queremos ratificar nossa mais forte condenação a qualquer tipo de racismo ou violência e demonstramos isso com a expulsão perpétua dos três torcedores envolvidos neste lamentável incidente. Não restam dúvidas da nossa luta e empenho para erradicar este flagelo social.
Mais uma vez, pedimos o maior respeito aos nossos fãs e que não sejam atacados com informações falsas e boatos."
COMUNICADO OFICIAL | CONTRA LAS FALSEDADES Y POR EL RESPETO A NUESTRA AFICIÓN
— Valencia CF (@valenciacf) June 15, 2023