O atacante Alisson Santos, cria do Vitória, gerou interesse ao União Leiria-POR, o que fez com ele não aparecesse nos treinos do Figueirense, clube em que estava atuando por empréstimo. Retado, o clube catarinense se manifestou sobre a situação em nota oficial. No entanto, Fábio Mota deu uma esclarecida na situação.
Em entrevista à Rádio Sociedade, o presidente do Leão deu a ideia que a operação do empréstimo de Alisson foi realizada sem custos. Contudo, caso aparecesse uma proposta com valores oficiais, os termos do contrato dão conta que o Figueirense era obrigado a igualar a bufunfa ou liberar o atleta.
Leia mais:
Vitória estaria negociando com atacante ex-Corinthians; saiba os detalhes
Ex-Vitória, Daniel Jr alfineta técnicos Léo Condé e Thiago Carpini
Assista: jogada entre Endrick, Mbappé e Bellingham no Real empolga
"Alisson está emprestado ao Figueirense, assim como outros jogadores do Vitória, que estão emprestados em clubes da Série C, Náutico, CSA, ABC e por aí vai. Temos um contrato padrão com todos esses clubes. O Vitória não cobra pelo empréstimo, porém, se aparecer qualquer proposta onerosa que tenha recurso por novo empréstimo, o clube ou iguala a proposta ou é obrigado a liberar", explicou o mandatário.
Em comunicado divulgado nesta última terça-feira (13), o Figueira largou que gostaria de comprar parte dos direitos de Alisson Santos. Porém, o presidente rubro-negro disse que não tem interesse nos moldes propostos pelo clube catarinense.
"Recebemos uma proposta onerosa do clube de Portugal por Alisson, mandamos essa proposta para o Figueirense. Eles tem 48 horas para dizer se vão igualar o valor da proposta ou se não vão igualar. O que o Figueirense nos mandou foi uma proposta de compra do jogador. Quando emprestamos o jogador, a gente não estipula valor de passe. Então, a gente não quer vender. Não tem valor estipulado a proposta", comentou.
Fábio Mota detalhou a proposta do clube português de também contar com o atacante por empréstimo, com a opção de compra fixado em 60% dos direitos de Alisson no 750 mil euros, o equivalente a R$ 4.500.000,00.
"O que nós recebemos do clube português de empréstimo por um ano e com opção de compra de 60% do jogador por 750 mil euros. Vamos aguardar as 48 horas, caso o Figueirense não exerça a mesma proposta, o jogador deve caminhar para Portugal, para jogar em Portugal", concluiu.
Formado na base do Vitória, Alisson Santos foi emprestado ao Figueirense em janeiro de 2024. Por lá, fez 23 jogos e anotou seis gols, sendo um dos destaques da equipe catarinense na Série C do Campeonato Brasileiro. O jovem tem vínculo com o Vitória até o final de 2027.