A potiguar Rosicleide Andrade garantiu a primeira medalha do judô brasileiro nas Paralimpíadas de Paris 2024 nesta quinta-feira (5) ao conquistar o bronze na categoria até 48kg J1 para atletas cegas. Na disputa pelo terceiro lugar, Rosi venceu a argentina Rocio Ledesma com um ippon, após um combate intenso na Arena Champ-de-Mars.
Leia mais:
Talisson Glock conquista prata nos 100m livre após grande recuperação
Paralimpíada: Brasil bate China e é bronze no golbol masculino
Atletas com deficiência participarão da 7ª Maratona Salvador
Líder do ranking mundial na categoria, Rosi teve dois duelos pela manhã, vencendo a mongol Suvd-Edene Togtokhbayar nas quartas de final, mas perdendo para a ucraniana Nataliya Nikolaychyk na semifinal. Quatro horas depois, voltou ao tatame para a disputa do bronze.
O combate contra Rocio foi equilibrado, mas a brasileira conseguiu um golpe decisivo nos minutos finais, garantindo sua vitória e a medalha paralímpica. Essa é a primeira participação de Rosi em uma Paralimpíada.
Aos 26 anos, a judoca de Natal, Rio Grande do Norte, começou no esporte após praticar balé e caratê. Ela tem retinopatia causada pela prematuridade, pois nasceu com apenas seis meses de gestação