26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Ídolo tricolor? - 09/09/2025, 15:15 - Gabriel Freitas

Rogério Ceni celebra 2 anos no Bahia com título e decisão contra Flu

Técnico pode conquistar título nacional inédito para o Esquadrão

Rogério Ceni leva banho de gelo dos jogadores, após titulo da Copa do Nordeste
Rogério Ceni leva banho de gelo dos jogadores, após titulo da Copa do Nordeste |  Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

O técnico Rogério Ceni completa dois anos à frente do Bahia nesta terça-feira (9), na véspera de decisão contra o Fluminense, pelas quartas de final da Copa do Brasil. No Esquadrão, o ex-goleiro já passou por altos e baixos, mas atualmente vive um ano abençoado com dois títulos: Baianão e Copa do Nordeste.

Leia Também:

Nestes dois anos, foram 140 jogos, 75 triunfos, 28 empates e uma potente marca de 231 gols do Tricolor de Aço. Com dois troféus conquistados, Ceni pode fechar a temporada de 2025 com taças nacionais, sendo a Copa do Brasil a opção mais próxima.

O técnico com passagens por São Paulo, Fortaleza, Cruzeiro e Flamengo, já assume a 10ª posição como o treinador com mais jogos no comando do clube, ao lado de Joel Santana.

Retomada do protagonismo

Com o professor mato-grossense, o Bahia retornou ao centro das atenções nacionais. Após livrar o clube do rebaixamento na última rodada do Brasileirão de 2023, aplicando uma goleada de 4 a 1 no Atlético-MG, as coisas passaram a se tornar mais alegres para o torcedor tricolor.

Em 2024, o Esquadrão se classificou para Copa Libertadores depois de 35 anos. Na mesma temporada, também bateu a melhor temporada no Campeonato Brasileiro pontos corridos, ao ficar em 8º com 53 pontos.

Já em 2025, quase tudo são flores. Já foram dois títulos, além de estar vivíssimo na Copa do Brasil, podendo se classificar para a semifinal de forma inédita, já que abriu vantagem de 1 a 0 no jogo da ida. No Brasileirão, está em 4º lugar, com 36 pontos, e tem jogos a menos que os líderes Flamengo e Cruzeiro.

Leves crises

Como há sempre espinhos na caminhada, Rogério também precisou contornar situações mais delicadas, como o início de 2024, quando perdeu a final do Campeonato Baiano para o rival Vitória, mesmo com um time estrelado.

A frustração também tomou conta da Cidade Tricolor quando foi eliminado para o CRB na semifinal da Copa do Nordeste, fechando o ano sem títulos. A coisa poderia ficar pior caso não conseguisse se classificar para Libertadores, mas atingiu o feito, mesmo fazendo um péssimo segundo turno de Série A.

Decisão contra o Fluminense

Após ser campeão da 'Lampions' no último sábado (6), em cima do Confiança, o técnico pode fechar a semana de comemorações com uma classificação inédita para a semifinal da Copa do Brasil. Apesar de já ter chegado 10 vezes às quartas de final, o Bahia nunca passou dessa fase.

Contra o Fluminense, o Tricolor de Aço pode ter o retorno de Jean Lucas, que está com a Seleção Brasileira. Com a vantagem conquistada ao lado da torcida, na Arena Fonte Nova, Ceni pode fechar o aniversário de clube dando mais um presentão para a torcida tricolor.

“Meu maior sonho com o Bahia é conquistar um título nacional. O clube já voltou ao cenário nacional e até disputou a Libertadores. Mas acredito que, com o projeto que temos, a chance de chegar mais alto aumenta a cada ano. Vamos sempre buscar o ponto mais alto”, projetou o professor. Então, que assim seja!

exclamção leia também