
A terça-feira (21) de futebol baiano iniciou sem motivos para 'gastar' o torcedor rival, já que tanto o Bahia, no domingo (19), contra o Grêmio, quanto o Vitória, na segunda-feira (20), diante do Santos, venceram seus duelos, pelo Campeonato Brasileiro. O mais curioso, no entanto, é que há mais de um ano isso não acontecia.
Leia Também:
A última vez que tricolores e rubro-negros chegaram sorridentes na escola, faculdade ou trabalho juntos foi na 26ª rodada do Brasileirão de 2024, que iniciou no dia 14 e terminou em 16 de setembro.
Na ocasião, o Vitória visitou o Atlético Goianiense, no estádio Antônio Accioly, em Goiás. O Leão meteu 2 a 0 no Dragão, com gols de Alerrandro - artilheiro da edição ao lado de Yuri Alberto (Corinthians), com 15 gols - e Matheuzinho. A equipe era treinada por Thiago Carpini e iniciava uma retomada na busca pela permanência na Série A.
Já o Bahia triunfou para cima do Atlético Mineiro, com autoridade, por 3 a 0, na Arena Fonte Nova. Os gols foram marcados por Lucho Rodríguez, Everton Ribeiro e Everaldo. O Tricolor de Aço foi dominante durante toda a partida. À época, a equipe do técnico Rogério Ceni iniciava um período de oscilação.
Situações semelhantes
Assim como em 2024, a dupla Ba-Vi enfrenta problemas parecidos dentro da competição nacional. Enquanto o Esquadrão busca se manter no G-6 e tentar beliscar um G-4, o Colossal acredita em uma virada de chave no Campeonato Brasileiro para deixar o Z-4.
O Bahia vem de um 'iô-iô' de resultados. Nas últimas seis partidas, foi um perde e ganha, com exatos três triunfos e três derrotas. Saiu vitorioso de adversários duríssimos, como Palmeiras e Flamengo, mas tropeçou para Vitória e Vasco, equipes que estão abaixo da sua colocação.
O Vitória, por outro lado, venceu pela primeira vez duas partidas em sequência na atual edição da Série A, e acredita, com a chegada recente do técnico Jair Ventura, em dias melhores. Na última semana, o Rubro-Negro bateu o Bahia, resultado que ainda não tinha conseguido em 2025, além de vencer o Santos na Vila Belmiro, conquista inédita na história.