
O Vitória está mais vivo do que nunca na briga para permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro. Depois de vencer o clássico Ba-Vi, o Leão foi até a Vila Belmiro, nesta segunda-feira (20), e derrotou o Santos, por 1 a 0, em partida válida pela 28ª rodada.
Leia Também:
Esta foi a primeira vez que o Leão venceu o Peixe jogando em São Paulo. O gol da partida foi marcado por Matheuzinho, de pênalti. O meia voltou a balançar as redes após seis meses sem marcar.
Com o resultado, o Vitória permanece na 17ª colocação, agora com 31 pontos, a mesma pontuação do Santos, que é o primeiro time fora da zona de rebaixamento. O time paulista leva vantagem no número de vitórias: 8 contra 7.
Primeiro tempo
O início do jogo foi de tirar o fôlego do torcedor rubro-negro. Logo aos 2 minutos, o árbitro marcou pênalti para o Santos, após uma disputa envolvendo Lautaro Díaz. No entanto, após revisão no VAR, o lance foi anulado pelo árbitro Rodrigo Klein, para alívio da torcida do Vitória.
O Santos manteve o controle da posse de bola, enquanto o Leão apostava em contra-ataques rápidos. Em uma dessas jogadas, Aitor lançou Renzo López, que sairia cara a cara com o goleiro, mas acabou se atrapalhando e perdeu a chance ao sair com bola e tudo.
Aos 30 minutos, o VAR voltou a entrar em ação. O goleiro Gabriel Brazão saiu de forma atrapalhada do gol e acabou derrubando Renzo López dentro da área. Após revisão, o árbitro confirmou o pênalti.
Matheuzinho foi para a cobrança e não desperdiçou. O camisa 10 fez a festa da torcida do Leão e encerrou um jejum de seis meses sem marcar.

Segundo tempo
O Santos começou pressionando na segunda etapa, mas não conseguiu superar a forte marcação do Vitória. O Leão, por sua vez, já não demonstrava o mesmo ímpeto ofensivo e teve dificuldades para assustar a equipe santista nos contra-ataques.
A melhor chance do Santos surgiu após um cruzamento na área, quando Guilherme, livre na frente do gol, acabou furando de forma inacreditável. Já o Vitória teve a chance de matar o jogo com Lucas Braga, que, cara a cara com o goleiro, chutou na trave, lembrando o motivo pelo qual a torcida do Leão pede sua saída.
A referência técnica do Santos, Rollheiser, criou uma grande chance ao finalizar de fora da área. No entanto, ele não contava com uma defesa espetacular de Lucas Arcanjo.
No fim das contas, o Vitória saiu vencedor diante de um Santos abatido, que também deve lutar contra o rebaixamento até o término do campeonato.
Ficha técnica
Santos 0 x 1 Vitória
Gol: Matheuzinho (32/1ºT)
Local: Vila Belmiro, em Santos
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Árbitro assistente 1: Maira Mastella Moreira (RS)
Árbitro assistente 2: Gizeli Casaril (SC)
Quarto árbitro: Antonio Dib Moraes de Sousa (PI)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Santos: Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Luan Peres e Escobar (Souza); Willian Arão (Victor Hugo), Zé Rafael (Gabriel Bontempo), Barreal (Robinho Jr.) e Rollheiser; Guilherme (Tiquinho) e Lautaro Díaz. Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Vitória: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Lucas Halter, Edu (Neris), Zé Marcos e Ramon; Baralhas (Willian Oliveira) e Ronald; Aitor Cantalapiedra (Osvaldo), Matheuzinho (Lucas Braga) e Renzo López (Carlinhos).