A dupla Ba-Vi se encontrará para o 493º clássico no próximo domingo (5), em partida válida pela sexta rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, na Arena Fonte Nova, às 16h. E o Portal Massa! traz um panorama da atual situação dos clubes na competição e um histórico recente do duelo.
Leia mais: Defesa de Daniel Alves pede exame psicológico de jovem que o acusa
Veja mais: Aumento da gasolina já 'dói no bolso' dos motoristas de Salvador
No Grupo A do Nordestão, o Vitória é o vice-lanterna, com 2 pontos em 5 jogos disputados, à frente apenas do Fluminense-PI, que também tem a mesma pontuação, mas sofreu mais gols que a equipe baiana. O Rubro-negro está distante 5 pontos do Sampaio Corrêa - que é o porteiro do G-4. Por isso, o Leão precisa vencer o clássico contra o maior rival e os outros dois jogos que restam para seguir sonhando com uma classificação.
Já o Bahia é o lanterna do Grupo B, com apenas 4 pontos, em 5 jogos disputados. Três pontos separam o Tricolor do Sergipe, que é o 4° colocado, com 7 pontos. Mas não é tão simples como parece para o Esquadrão seguir vislumbrando uma vaga nas quartas de final do Regional. As equipes estão muito próximas e a maioria vem pontuando em cada rodada. Para tentar se classificar, o Tricolor também precisará vencer o clássico e mais as outras duas rodadas que faltam na fase inicial.
Por isso, quem vencer o clássico seguirá na briga para avançar no Nordestão. Contudo, em caso de empate, as duas equipes podem dar adeus à competição e 'morrerem abraçadas'.
HISTÓRICO
Bahia e Vitória já se enfrentaram 492 vezes e marcaram 1192 gols. O Tricolor leva vantagem no número de vitórias: são 192 triunfos do Tricolor contra 151 vitórias do Leão da Barra. Já o retrospecto dos últimos cinco confrontos são: dois triunfos do Bahia, dois empates e um triunfo do Vitória.
Em 2020, o Tricolor de Aço venceu por 2 a 1, fora de casa. Já em 2021 foi o último clássico pelo Nordestão, em que o Vitória ganhou por 1 a 0, no Barradão. Os outros três duelos foram pelo Campeonato Baiano, com dois empates, um em cada mando de campo. O clássico Ba-Vi mais recente foi também pelo Estadual, onde o Tricolor venceu por 1 a 0, com gol de Kayky, na Fonte Nova.