A rodada final e decisiva desta Série A do Brasileirão se aproxima. Com ela, o Vasco vive o drama de disputar a última passagem direta para a Série B com Bahia e Santos. No entanto, o Cruzmaltino carrega uma mística de nunca ter caído ao entrar na rodada final fora da zona de rebaixamento.
Figurando na 16ª posição da tabela, com 42 pontos, após perder para o Grêmio, o Gigante da Colina teve chances de entrar no Z-4. Porém, foi ajudado pelo lanterna América-MG, que venceu o Bahia (17º) por 3 a 2, dando mais alívio ao time carioca que depende apenas de si para permanecer na elite.
Leia mais
Bahia tenta repetir feito de 2013 para escapar da degola; entenda
Após um ano de aprovação da SAF, Baêa pode 'despencar' pra Série B
Sina de sofrimento! Relembre os rebaixamentos do Bahia
E os torcedores vascaínos têm uma mística para se apegar nesta rodada derradeira. Em todos os quatro anos em que foi rebaixado, 2008, 2013, 2015 e 2020, o Alvinegro esteve presente entre os quatro últimos colocados da tabela, contando com o azar na combinação de resultados e caindo de divisão.
Veja:
2008: Na 18ª posição, com 40 pontos, perdeu pro Vitória em casa e caiu;
2013: Em 17º lugar, com 44 pontos, perdeu para o Athletico-PR, de goleada, e caiu;
2015: Em 18º, com 40 pontos, empatou com Coritiba e caiu;
2020: Na 17ª colocação, com 38 pontos, venceu o Goiás, mas caiu do mesmo jeito.
Este ano, o Vasco da Gama está em 16º lugar, com 42 pontos, apenas um à frente do Bahia, que abre o Z-4. O próximo duelo decisivo será contra o RB Bragantino, na quarta-feira (6), e o time carioca precisa pontuar para não ter sua queda à segunda divisão selada. Já em caso de derrota, o Cruzmaltino torcerá para que o Bahia perca seu jogo para o Atlético-MG.