Em um flerte cada vez mais sério com a Série B do Campeonato Brasileiro, o Bahia procura por uma luz no fim do túnel para se manter na elite. Após a derrota por 3 a 2 para o América-MG, o Tricolor de Aço chegou a 70% de chances de ser rebaixado e revisitar o passado sombrio da segundona.
Durante todo o Brasileirão na era dos pontos corridos, o Bahia não conseguiu se assegurar na Série A em três ocasiões, sendo elas, em 2003, 2014 e 2021. O Portal Massa! relembrou como ocorreu a queda do Esquadrão para a Segundona nas três situações.
2003
Logo durante o ano de estreia do sistema de pontos corridos, o Bahia viveu um verdadeiro drama dando início a uma época complicada na sua história. Naquele ano, o Esquadrão chegou ao fim do Brasileirão Série A como lanterna entre os 24 clubes, somando 46 pontos durante 46 rodadas.
Apesar da campanha pífia, o rebaixamento foi confirmado somente no dia 14 de dezembro , na última rodada, e o que já não era bom teve um gosto ainda mais amargo. Recebendo o já campeão Cruzeiro na Fonte Nova, o Tricolor de Aço além de precisar do triunfo, também contava com uma combinação de resultados.
Porém, tudo deu errado. Isso porque o Bahia sofreu uma das maiores goleadas da sua história, perdendo por 7 a 0 para a Raposa. Naquela ocasião, o meio-campista Alex balançou as redes cinco vezes, Felipe Melo e Motta finalizaram o placar para esmagar o coração dos torcedores tricolor que foram ao estádio com esperanças.
2014
Vivendo tempos sombrios fora da elite do futebol brasileiro, o Tricolor retornou para Série A em 2011, mas ali, só foi possível viver três anos. Em 2014, o time baiano amargou um novo rebaixamento. Naquele ano, a situação era tão complicada que de 38 rodadas, o time se manteve no Z-4 em 22, o maior desempenho do time tricolor foi a quarta colocação ainda no início da competição durante a quarta rodada.
Alcançando a mísera marca de 8 triunfos em 38 jogos disputados, o Bahia teve o rebaixamento consolidado. O Esquadrão entrou em campo na última rodada ligando o secador para o Palmeiras perder contra o Athletico-PR e tentando um triunfo contra o Coritiba, mas, mais uma vez, tudo deu errado.
Abrindo dois gols de diferença contra o Coxa, o Bahia não segurou o resultado e levou a virada em jogo disputado no Couto Pereira. O secador ligado contra o Verdão também não vingou, isso porque o jogo lá terminou em 1 a 1. Novamente: Bem-vindo à Série B.
2021
Vivendo por dois anos na Série B, o Bahia retornou para a primeira divisão em 2016, mas cinco anos depois, a cena voltou a acontecer. O ano de 2021 ficou marcado na história como o terceiro rebaixamento do Tricolor na era dos pontos corridos. Em 38 rodadas, o Bahia finalizou o Campeonato em 18° lugar, com 43 pontos, e para fugir da degola o Esquadrão precisava vencer o Fortaleza e novamente a cena se repetiu e o triunfo não foi consolidado.
No dia 9 de dezembro de 2021, os torcedores tricolores novamente se agonizaram em visitar a Série B no ano seguinte. Passagem essa que até rápida, já que durante a campanha na segundona de 2022, o Esquadrão conseguiu o retorno para a elite.
Passado os anos de idas e vindas nessa relação com a B, o Bahia está na degola novamente e com chances de retornar de forma precoce para o lugar onde nunca quis estar.