30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

fantasma da B - 04/12/2023, 11:35 - Clara Oliveira- Atualizado em 04/12/2023, 18:54

Sina de sofrimento! Relembre os rebaixamentos do Bahia

Esquadrão viveu o fantasma da Série B em 2003, 2014 e 2021

Bahia está na degola novamente e com chances de retornar para B
Bahia está na degola novamente e com chances de retornar para B |  Foto: Uendel Galter / Ag. A Tarde

Em um flerte cada vez mais sério com a Série B do Campeonato Brasileiro, o Bahia procura por uma luz no fim do túnel para se manter na elite. Após a derrota por 3 a 2 para o América-MG, o Tricolor de Aço chegou a 70% de chances de ser rebaixado e revisitar o passado sombrio da segundona.

Durante todo o Brasileirão na era dos pontos corridos, o Bahia não conseguiu se assegurar na Série A em três ocasiões, sendo elas, em 2003, 2014 e 2021. O Portal Massa! relembrou como ocorreu a queda do Esquadrão para a Segundona nas três situações.

2003

Logo durante o ano de estreia do sistema de pontos corridos, o Bahia viveu um verdadeiro drama dando início a uma época complicada na sua história. Naquele ano, o Esquadrão chegou ao fim do Brasileirão Série A como lanterna entre os 24 clubes, somando 46 pontos durante 46 rodadas.

Apesar da campanha pífia, o rebaixamento foi confirmado somente no dia 14 de dezembro , na última rodada, e o que já não era bom teve um gosto ainda mais amargo. Recebendo o já campeão Cruzeiro na Fonte Nova, o Tricolor de Aço além de precisar do triunfo, também contava com uma combinação de resultados.

Porém, tudo deu errado. Isso porque o Bahia sofreu uma das maiores goleadas da sua história, perdendo por 7 a 0 para a Raposa. Naquela ocasião, o meio-campista Alex balançou as redes cinco vezes, Felipe Melo e Motta finalizaram o placar para esmagar o coração dos torcedores tricolor que foram ao estádio com esperanças.

Primeiro rebaixamento do Bahia na era dos pontos corridos ocorreu em 2003
Primeiro rebaixamento do Bahia na era dos pontos corridos ocorreu em 2003 | Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

2014

Vivendo tempos sombrios fora da elite do futebol brasileiro, o Tricolor retornou para Série A em 2011, mas ali, só foi possível viver três anos. Em 2014, o time baiano amargou um novo rebaixamento. Naquele ano, a situação era tão complicada que de 38 rodadas, o time se manteve no Z-4 em 22, o maior desempenho do time tricolor foi a quarta colocação ainda no início da competição durante a quarta rodada.

Alcançando a mísera marca de 8 triunfos em 38 jogos disputados, o Bahia teve o rebaixamento consolidado. O Esquadrão entrou em campo na última rodada ligando o secador para o Palmeiras perder contra o Athletico-PR e tentando um triunfo contra o Coritiba, mas, mais uma vez, tudo deu errado.

Abrindo dois gols de diferença contra o Coxa, o Bahia não segurou o resultado e levou a virada em jogo disputado no Couto Pereira. O secador ligado contra o Verdão também não vingou, isso porque o jogo lá terminou em 1 a 1. Novamente: Bem-vindo à Série B.

Bahia caiu novamente em 2014
Bahia caiu novamente em 2014 | Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

2021

Vivendo por dois anos na Série B, o Bahia retornou para a primeira divisão em 2016, mas cinco anos depois, a cena voltou a acontecer. O ano de 2021 ficou marcado na história como o terceiro rebaixamento do Tricolor na era dos pontos corridos. Em 38 rodadas, o Bahia finalizou o Campeonato em 18° lugar, com 43 pontos, e para fugir da degola o Esquadrão precisava vencer o Fortaleza e novamente a cena se repetiu e o triunfo não foi consolidado.

No dia 9 de dezembro de 2021, os torcedores tricolores novamente se agonizaram em visitar a Série B no ano seguinte. Passagem essa que até rápida, já que durante a campanha na segundona de 2022, o Esquadrão conseguiu o retorno para a elite.

Passado os anos de idas e vindas nessa relação com a B, o Bahia está na degola novamente e com chances de retornar de forma precoce para o lugar onde nunca quis estar.

exclamção leia também