26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Montanha russa - 27/10/2025, 17:53 - Gabriel Freitas

Mandante x visitante: Bahia vive iô-iô de resultados na Série A

Tricolor baiano não consegue repetir bons jogos da Arena Fonte Nova atuando longe de Salvador

Bahia é apenas 13º melhor visitante
Bahia é apenas 13º melhor visitante |  Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

O Bahia foi ao estádio do Morumbi, no último sábado (25), enfrentar o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, e saiu de lá derrotado ao perder 2 a 0. Além do resultado negativo, o desempenho também foi um desastre, acendendo o alerta das diferenças de campanha como mandante e como visitante na Série A desta temporada.

Leia Também:

Quando o jogo é na Arena Fonte Nova, o torcedor tricolor já vai tendo a certeza que irá comemorar pelo menos um gol, já que o Bahia marcou em todas as partidas dentro de casa no Brasileirão. No entanto, as coisas mudam do avesso quando o time vai para longe de sua torcida e o Esquadrão passa a viver um 'Deus nos acuda'.

Com a média de 37.323, o Bahia ostenta a marca de ter a 4ª maior presença de torcedores quando joga em casa. Ao lado da sua torcida, foram 15 jogos, sendo 11 triunfos, três empates e apenas uma derrota, apenas para o Cruzeiro, quando tomou a virada de 2 a 1. Em todas as partidas deixou pelo menos um golzinho, totalizando 26 e sofrendo 10. Ao lado do Palmeiras - que tem um jogo a mais -, tem a melhor campanha como mandante da competição.

Já quando pega um avião, parece que o bom futebol fica em Salvador. O Esquadrão não consegue repetir a mesma performance de resultados e amarga a 13ª posição na tabela de visitantes, somando apenas 13 pontos, com os mesmos 15 jogos. Ao todo, foram três triunfos, quatro empates e oito derrotas. O saldo de gols chega a ser de -10, com 14 feitos e 24 levados.

Maior diferença da competição

Nenhuma outra equipe da Série A vive uma discrepância tão grande. O Bahia sai de um aproveitamento de 80% como mandante para 28,9% como visitante. Apesar de estar em 5º no Brasileirão, as realidades são totalmente diferentes.

O clube que chega mais próximo do Esquadrão, nessa realidade, é o Fluminense, que também vive uma gangorra de resultados. Longe do Maracanã, o aproveitamento cai 44,9%, enquanto o do Bahia cai 51%.

Bahia não marcou contra o São Paulo
Bahia não marcou contra o São Paulo | Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

Bahia toma mais gols

Junto com o Fluminense, o Tricolor é a segunda melhor defesa do Brasileirão quando joga em casa, com 10 gols sofridos, atrás apenas do Flamengo, que foi vazado seis vezes.

Já longe de Salvador os números mudam drasticamente. O Bahia levou 24 gols e se distancia totalmente da performance dos melhores colocados da Série A.

Esquadrão já levou 24 gols fora de casa na Série A
Esquadrão já levou 24 gols fora de casa na Série A | Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

Quantidade de gols sofridos fora de casa (times do G-6):

- Flamengo, Cruzeiro e Botafogo: 10;
- Palmeiras 15
- Mirassol: 18.

O técnico Rogério Ceni, contudo, não enxerga a realidade, dos gols sofridos, como um 'bicho de sete cabeças'. "Acabamos de fazer quatro jogos em casa e não sofremos gols. Então o sistema funciona. Fora de casa todo mundo sofre mais gols. Sabe quantas equipes ganharam mais que três partidas fora de casa? Até o jogo de hoje, 13 equipes não ganharam mais que três partidas fora de casa. O Campeonato Brasileiro é muito difícil para todos os times fora de casa. Se a gente ganhasse hoje, chegaria a sexta melhor campanha como visitante. É um fato, a sequência de jogos nos atrapalha", comentou o ex-goleiro.

exclamção leia também