Os Jogos Paralímpicos de Paris ocorrerão de 28 de agosto a 8 de setembro, reunindo mais de 4.400 atletas de todo o mundo em uma celebração do esporte e da superação. Em Salvador, jovens com deficiência, entre 7 e 17 anos, têm a oportunidade de treinar gratuitamente modalidades paralímpicas no Centro de Referência Paralímpico Bahia.
Veja também:
Conheça os baianos que irão 'quebrar e amassar' nas Paralimpíadas
Ex-atriz mirim do SBT é esperança de medalha nas Paralimpíadas
Inaugurado em 2022, o centro é uma parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro e a Unijorge, e tem como objetivo apoiar e incentivar a prática esportiva, promover o desenvolvimento de pessoas com deficiência e descobrir talentos.
Atualmente, o centro conta com 104 alunos e oferece treinamentos em modalidades como badminton, tiro com arco, bocha e atletismo, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar formada por professores e alunos do curso de Educação Física e outros cursos da Unijorge. Além dos treinamentos, são realizados também seminários, atendimento de fisioterapia e reuniões com responsáveis.
O local conta com a estrutura do Centro Esportivo Unijorge, no Campus Paralela, que conta com o Espaço Multifuncional de Atividades Físicas e a Quadra Poliesportiva.