As Paralimpíadas 2024 começarão no próximo dia 28 de agosto, em Paris, e terá muitos atletas brasileiras em busca de medalhas. Um dos nomes confirmados é o da ex-Chiquititas Giovanna Boscolo, que é esperança no arremesso de club e peso.
Leia mais:
Paralimpíada: Brasil terá maior delegação da história em Paris-2024
Italiana será a primeira atleta trans a participar das Paralimpíadas
Atletas olímpicos brasileiros são condecorados pelo Exército
A brasileira, que é paratleta, também foi atriz e modelo na infância. Entre as produções que contou com a participação de Boscolo estão Chiquititas, exibida pelo SBT há alguns anos, Conversa Com Gente Grande e a série Julie e os Fantasmas.
De acordo com informações do Lance, quando criança, a ex-Chiquititas competia na ginástica aeróbica, modalidade a qual foi campeã brasileira em 2014.
Em seguida, porém, ela começou a apresentar lesões incomuns e foi diagnosticada com Ataxia de Friedreich. A doença rara afeta, principalmente, o equilíbrio, coordenação e energia.
Giovanna Boscolo conheceu o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e cursou um estágio em Ciências do Esporte.
Na ocasião, ele passou a analisar dados dos atletas para indicar possíveis mudanças de treino. Em seguida, entrou no atletismo e foi convidada pela CPB para experimentar a modalidade do lançamento de club.
A sua estreia foi no GP de Dubai em fevereiro de 2024. Na ocasião, ela conquistou o ouro e bateu o recorde das Américas ao atingir a distância de 26.25m.