A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças significativas para o calendário de 2025. A principal delas é que os campeonatos estaduais começarão mais cedo, na primeira semana de janeiro, e terminarão antes da 'Data Fifa' de março, com a manutenção do número de jogos, mas com menos impacto no calendário.
Leia mais:
Fase final do Baianão de Natação acontece no Subúrbio de Salvador
Bahia pode contar com retorno importante para afastar turbulência no próximo jogo
Vitória supera desfalques e mantém aproveitamento de G-4 na Série A
A entidade nacional busca minimizar os efeitos negativos da sobrecarga de datas, como ocorreu em 2024, quando o Campeonato Brasileiro teve partidas disputadas durante a Copa América. Essas mudanças ainda precisam ser oficialmente confirmadas, mas já foram discutidas com os clubes.
E o Brasileirão?
Para alegria dos treinadores, que sempre reclamam de jogos em Datas Fifa, o início do Campeonato Brasileiro será em março e haverá a inclusão de uma pausa entre junho e julho para o Mundial de Clubes da Fifa. A medida visa evitar que os clubes brasileiros, que terão quatro representantes no torneio, joguem desfalcados durante o campeonato, além de preservar o espaço para as Datas Fifa.
Como fica o Mundial de Clubes?
Com o Mundial de Clubes programado para acontecer de 15 de junho a 13 de julho, com Flamengo, Fluminense, Palmeiras e o vencedor da Libertadores 2024 representando o Brasil, a CBF vê a paralisação do campeonato como essencial para garantir que todos os times tenham tempo suficiente para se ajustar à competição internacional.