O Subúrbio de Salvador será palco da 9ª etapa do Campeonato Baiano de Natação em Águas Abertas, neste sábado (9). A competição, que está prevista para acontecer a partir das 13h, reunirá cerca de 600 atletas competindo em cinco provas na praia de São Tomé de Paripe.
Leia mais:
Bamor prega 'papo reto' com fase sombria do Bahia no Brasileirão
Entenda tudo sobre a possível volta de Neymar ao Santos em 2025
Torcedor estava "doidão" quando arremessou cabeça de porco em campo
Na prova principal de 4 km, atletas pontuam para participar da Travessia Itaparica-Salvador, que ocorre nos dias 21 e 22 dezembro e tem Durval Lellys como padrinho. A competição inclui também provas para todas as categorias, com distâncias de 150m, 300 metros, e as rápidas, com extensões de 1.250 e 800 metros.
“Estamos na reta final de um campeonato baiano de nível muito forte, com atletas liderando o ranking nacional e internacional. Mas a competição também reúne outras categorias, que dão oportunidade para quem quer se desafiar, vencer seus medos e ter uma interação maior com a natureza”, comenta Diego Albuquerque, presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos.
A luta pelo título de 2024 tem sido intensa entre os atletas Ronaldo Zambrano, Henrique Fogueirinha e Artur Passos Britos, que alternam o topo das etapas de 4km desde o início da competição. No feminino, a disputa é acirrada entre Vitória Beatriz Rosário e Liziane Simões, representantes da seleção brasileira júnior.
Realizadas pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos – FBDA, as etapas contam com o patrocínio da Speedo e o apoio da Prefeitura de Salvador, através da Saltur; Salvamar; Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil, Capitania dos Portos e da equipe de salva-vidas da competição.