Os Estados Unidos estão na mira da mídia estatal do Irã que entrou com um pedido junto à Fifa para que a seleção norte-americana seja expulsa da Copa do Mundo de 2022 após a Federação de Futebol dos EUA alterar a bandeira do país do Oriente Médio em suas plataformas de mídia social. A publicação teve o intuito de mostrar seu apoio aos manifestantes no país.
De modo temporário, a federação exibiu a bandeira nacional do Irã em suas contas oficiais do Twitter, Instagram, bem como do Facebook sem o emblema da República Islâmica. Segundo informações da CNN, a US Soccer relatou que queria transformar a bandeira oficial por 24 horas para expor “apoio às mulheres no Irã que lutam pelos direitos humanos básicos”, porém sempre planejou retomar a bandeira original.
Em resumo, a alteração “foi um gráfico único”, enfatiza o US Soccer à CNN. “Temos o banner principal em nosso site e em outros lugares”. Contudo, o emblema já está reintegrado à bandeira nas redes sociais do US Soccer.
Leia Mais
Desirée Soares troca 'carinhos' com emir e sheikha do Qatar
Ney tá on: Camisa 10 manda energia positiva pra Seleção
Rodrygo valoriza parceria com Casemiro e Vini Jr após vitória
No mais, a mídia estatal do Irã informou que os Estados Unidos tinham por obrigação expulsar a seleção do torneio e suspender por 10 jogos devido a uma “imagem distorcida” da bandeira do país.
“Ao postar uma imagem distorcida da bandeira da República Islâmica do Irã em sua conta oficial, o time de futebol dos EUA violou o estatuto da Fifa, portanto uma suspensão de 10 jogos é a sanção apropriada.”
As duas seleções medem forças nesta terça-feira, 29, às 16h h(orário de Brasília), no estádio Al Thumama. O duelo acontece pela terceira rodada do Grupo B.