25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Prata da casa - 03/03/2023, 06:30 - Millena Marques

Gabriel Xavier desponta como favorito à titularidade na zaga do Bahia

Partida consistente contra o Jacuipense e números da temporada passada apontam colocam jogador na frente

Apesar de garantir a classificação à segunda fase da Copa do Brasil ao vencer o Jacuipense na última quarta-feira (1), por 4 a 1, o Bahia ainda precisa afastar um fantasma neste início de temporada: problemas no sistema defensivo que o colocaram como o time mais vazado da Copa do Nordeste.

E a solução para uma zaga mais estável pode surgir com uma prata casa. O defensor Gabriel Xavier, de 21 anos, que estreou como profissional no Esquadrão de Aço no ano passado, voltou aos gramados após um estiramento muscular na coxa e foi um dos destaques na partida contra o Jacupa, em Pituaçu, a primeira do ano para o atleta.

A atuação de Gabriel chamou atenção não só dos torcedores, mas também do técnico Renato Paiva, que elogiou a abordagem com menos exposição feita pelo defensor e seu colega de zaga, Marcos Victor. Em entrevista exclusiva ao Portal MASSA!, o jovem talento ressaltou a alegria de voltar a jogar e afirmou priorizar a atuação de todo o elenco tricolor.

Aspas

É muito bom estar de volta. Graças a Deus pude fazer uma partida segura, mas o mais importante será sempre o desempenho da equipe

Gabriel Xavier, zagueiro

"Os elogios vêm com muito trabalho e dedicação, mas prefiro pensar apenas em seguir evoluindo para continuar ajudando a equipe dentro de campo", falou o atleta.

Único zagueiro remanescente da campanha de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, Gabriel Xavier participou de 16 jogos com o Bahia em 2022, quando apresentou forte potencial para a briga pela titularidade da posição. Neste ano, a disputa é ainda mais acirrada. Após o Bahia se tornar SAF do Grupo City, o defensor paulista compete com os reforços David Duarte, Marcos Victor, Kanu e Raul Gustavo (lesionado).

"A disputa será sempre sadia, todos temos um relacionamento bom e com certeza os mais experientes ajudam muito, principalmente a mim, que sou mais novo. Pretendo, sempre que estiver oportunidade, dar meu máximo em campo e ser o mais seguro possível, para deixar uma dúvida boa na cabeça do mister", pontuou o defensor.

Era City, planos para 2023 e coração tricolor

A chegada do Grupo City deu um 'novo ar' ao Bahia. A chegada de um técnico português e a aquisição de jogadores que entraram para a lista de maiores contratações da história do clube, como a do atacante Biel, que desembarcou em Salvador por aproximadamente R$ 11 milhões, encheram o jogador de expectativa.

"Depois que o Grupo City chegou, nossa realidade mudou muito. O investimento no futebol tem sido cada vez mais importante e crucial, então sabemos que o clube tem grandes objetivos na temporada e vamos brigar para alcançar nossas metas estabelecidas para esse primeiro ano de SAF", afirmou Gabriel, que também revelou o desejo de fazer o maior número possível de partidas neste ano.

Aspas

Será o mais importante da minha vida, pela grandeza do Bahia e o fato de estar novamente na Série A

Gabriel Xavier, zagueiro

Com passagens pelas categorias de base do Mirassol e do clube português Famalicão, o jovem encerrou sua formação na equipe do sub-23 do Esquadrão, pelo qual pretende "fazer história".

Aspas

O Bahia é a minha vida.

Gabriel Xavier

"Foi aqui que eu vi as portas abrindo quando ainda era da base, que me projetou para o profissional. Quero retribuir todo carinho dentro de campo e escrever meu nome na história desse clube gigante", disse o atleta, que tem contrato com o Tricolor até 2026.

Início de temporada

O avanço à segunda fase da Copa do Brasil tranquilizou o time de Renato Paiva, mas não amenizou a crise tricolor completamente. Depois da goleada de 6 a 0 para o Sport, o Bahia se complicou ainda mais no Nordestão. Lanterna do Grupo B com 4 pontos e um saldo de gols de -9, o Esquadrão de Aço chega ao clássico contra o Vitória, neste domingo (5), com a necessidade do triunfo.

"Sabemos que o BaVi é um jogo a parte, onde tudo é diferente, mas, com muito trabalho no restante da semana, faremos uma grande partida no domingo e sairemos com o triunfo com o apoio da nossa torcida."

Leia mais:

Saco de pancada? Bahia sofre em duelos contra times das Séries A e B

Momento e histórico do confronto entre Bahia e Vitória; relembre

É pra lotar: Ingressos para o Ba-Vi do Nordestão estão à venda

Gabriel Xavier destacou a sequência negativa no início de temporada do Bahia, que chegou a levar três goleadas neste ano. Além do vexame contra o Leão da Ilha do Retiro, o time perdeu de 3 a 0 para o Fortaleza, também pela competição regional, e foi derrotado por 4 a 0 pelo Itabuna, em partida válida pelo Baianão.

"Temos em mente que fizemos partidas ruins, que não condizem com o que nós podemos entregar em campo, mas já passou e estamos olhando para frente. Temos um grupo e uma comissão fortes e mudaremos isso na sequência da temporada", avaliou o defensor.

Em momentos semelhantes na Copa do Nordeste, Bahia e Vitória se enfrentam pela 6ª rodada competição, na Arena Fonte Nova, às 16h (de Brasília). O Leão é o vice-lanterna do Grupo A, com 2 pontos e um saldo de gols de -4.

exclamção leia também