22º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Pedido da CBF - 12/08/2023, 07:47 - Santiago Oliveira

Fifa deve acatar e barrar mundialmente atletas punidos por manipulação

CBF pede para a entidade máxima do futebol dar abrangência mundial às punições aplicadas no Brasil

Punições impostas em primeira instância pela 2ª Comissão Disciplinar foram consideradas leves
Punições impostas em primeira instância pela 2ª Comissão Disciplinar foram consideradas leves |  Foto: ARISSON MARINHO/AFP

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) dá sinais de que não dará mole com os jogadores que estão sendo punidos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por manipulação de resultados. A entidade brasileira pediu para a Fifa dar abrangência mundial às punições aplicadas no Brasil, impedindo assim que alguns atletas consigam “driblar” a legislação e atuar livremente em outros países.

Leia mais: Keno Marley vence e é finalista do Campeonato Brasileiro de Boxe

Confira: Ricaço: Michael Jordan compra um dos carros mais caros do mundo

Veja também: Definidas datas e horários das quartas da Libertadores e Sul-Americana

Na última quarta-feira (9), mais nove profissionais receberam penas que variam de 360 até 720 dias, baseados nas provas colhidas pelo Ministério Público de Goiás na Operação Penalidade Máxima. As punições impostas em primeira instância pela 2ª Comissão Disciplinar foram consideradas leves demais e há uma expectativa de que o pleno do STJD consiga revisa-las o quanto antes.

A CBF quer impedir movimentações como a do zagueiro Eduardo Bauermann, que foi punido por 360 dias, mas foi contratado pelo Alanyaspor da Turquia. Assim como o meia André Queixo, suspenso por 600 dias, mas já está acertado com o Nam Dinh, do Vietnã. As federações desses países já foram notificadas sobre o assunto.

A Fifa costuma atender a esse tipo de pedido, porque o Código Disciplinar da entidade – em nome da transparência e da credibilidade do futebol mundial – prevê que esse tipo de medida disciplinar seja abrangente para os demais países filiados.

exclamção leia também