Atacante e destaque do Bahia no Brasileirão Série A em 2013, sendo artilheiro da equipe na ocasião com 15 gols, Fernandão acertou contrato com o Vila Nova para disputar a Série B, até o fim de 2024. Este ano, o jogador havia atuado pelo Tombense.
Pelo último clube mineiro, Fernandão não teve o mesmo destaque se comparado a alguns clubes anteriores, marcando apenas nove gols em 36 partidas disputadas. Além disso, acabou rebaixado com a equipe para a terceira divisão nacional.
O avançado teve passagem dupla pelo Tricolor de Aço. A primeira em 2013, quando chegou ao time, por empréstimo do Athletico-PR, no meio do Campeonato Baiano. Na época, viveu uma boa fase na Série A, marcando 15 gols e, logo em seguida, foi vendido para o Bursaspor, da Turquia.
Leia mais
De saída do Grêmio, Suárez acerta ida para clube de 'ex-parça'
Hulk dispara que vai brocar Bahia: "Seria especial marcar cinco gols"
Bahia faz último treino do ano e está pronto para decisão com Galo
A segunda passagem aconteceu em 2019, ficando marcada pela grande seca de gols, má fase e atuações fracas, sendo completamente diferente do jogador que atuou pelo clube em 2013. Neste ano, Fernandão decidiu rescindir o contrato com o Esquadrão, atuando em 61 partidas e marcando 16 gols.
No total, o centroavante rodou por diversos clubes, como o Bursaspor, Fenerbahçe e Al-Wehda no exterior, além de Palmeiras, Athletico-PR e Goiás no Brasil.