É oficial, o Everton foi punido pela Premier League com perda de pontuação. Um dos mais tradicionais clubes da Inglaterra, os Toffees tiveram 10 pontos retirados na tabela de classificação do Campeonato Inglês.
A decisão tomada nesta sexta-feira (17) veio após uma Comissão Independente avaliar que o Everton superou o déficit limite liberado pela liga que organiza o 'Inglesão'. O prejuízo do clube entre 2018 e 2021 foi de 370 milhões de libras (R$ 2,2 bilhões), acima dos 105 milhões (R$ 634 milhões) permitidos.
Então, a punição ocorre devido a violação das Regras de Rentabilidade e Sustentabilidade (PSRs) da Premier League. Antes de ser penalizada, a equipe de Liverpool tinha 14 pontos e já não estava bem colocada na tabela, na 14ª posição.
No entanto, a situação piora ainda mais e o Everton agora cai para 19º, com os mesmos quatro pontos do lanterna Burnley. Os Toffees agora estão a dois pontos do Luton Town, primeiro time fora da zona de rebaixamento
"O Everton está ao mesmo tempo chocado e desapontado com a decisão. O clube alega que colaborou com as investigações de forma transparente e sempre respeitou a integridade do processo", publicou o Everton, alegando que irá recorrer da decisão.
Recentemente, o clube foi adquirido pela 777 Partners, empresa que também administra a SAF do Vasco da Gama.