Agora é oficial. A 777 Partners, que comanda a SAF do Vasco da Gama, é a nova dona do Everton. A compra de 94,1% das ações do clube inglês foi oficializada nesta sexta-feira (15).
777 Partners has signed an agreement with Farhad Moshiri to acquire his full stake in Everton Football Club, which accounts for 94.1 per cent of the Club’s shares.
— Everton (@Everton) September 15, 2023
"Estamos verdadeiramente honrados com a oportunidade de fazer parte da família Everton como guardiões do clube e consideramos um privilégio poder desenvolver sua orgulhosa herança e valores. Nosso principal objetivo é trabalhar com torcedores e partes interessadas para desenvolver a infraestrutura esportiva e comercial para os times masculino e feminino, a qual proporcionará resultados para as futuras gerações de torcedores do Everton", celebrou Josh Wander, sócio-fundador da 777.
De acordo com a imprensa do Reino Unido, o antigo proprietário, o empresário britânico-iraniano Farhad, vendeu sua porcentagem dos Toffees por um valor superior a 550 milhões de libras (R$ 3,3 bilhões).
Com dificuldades financeiras e vivendo momento difícil nos últimos anos, o Everton teve conversas frustradas com o grupo MSP Sports Capital no fim de agosto. Anteriormente, a 777 Partners já havia tido uma proposta de comprada recusada em maio.
Além dos Toffees, a 777 tem participação em sete clubes ao redor do mundo. Além do Vasco, a empresa também é acionista do Sevilla (Espanha), Genoa (Itália), Hertha Berlin (Alemanha), Standard de Liège (Bélgica), Melbourne Victory FC (Austrália) e o Red Star FC (França).