Recém comprado pela 777 Partners, o Everton pode se complicar ainda mais no Campeonato Inglês. Segundo jornal The Telegraph, a Premier League, que organiza a competição, teria pedido a perda de até 12 pontos dos Toffees.
A punição aconteceria por causa de supostas violações das regras de fair play financeiro da liga inglesa. Uma comissão independente apura o caso, isso após o Everton registrar perdas de 304 milhões de libras (R$ 1,8 bilhão) em três anos, à época ainda na gestão do empresário britânico-iraniano Farhad Moshiri, que vendeu o clube para os donos do Vasco da Gama.
De acordo com as diretrizes da Premier League, o déficit permitido é de no máximo 105 milhões de libras (R$ 639 milhões). O veículo britânico diz que a liga pressiona para que a perda de pontos se torne exemplo para os outros clubes. Uma decisão deve ser tomada até o fim do ano, ainda no meio do campeonato.
O Everton brigou contra o rebaixamento nas duas últimas temporadas e ocupa a 16ª posição na atual, com apenas sete pontos em nove jogos, três pontos acima do Burnley, primeiro time no Z-3. Caso seja punido, o time de Liverpool podem cai para a lanterna, podendo ficar até com a pontuação negativa.
Leia mais: Salah broca dois, Liverpool vence Everton e embala na Premier League
Além dos Toffees, a 777 tem participação em sete clubes ao redor do mundo. Além do Vasco, a empresa também é acionista do Sevilla (Espanha), Genoa (Itália), Hertha Berlin (Alemanha), Standard de Liège (Bélgica), Melbourne Victory FC (Austrália) e o Red Star FC (França).