O Liverpool, que disputou mais da metade do jogo em superioridade numérica, sofreu para vencer o Everton (16º) por 2 a 0, neste sábado (21), no clássico que abriu a nona rodada da Premier League. Os Reds somam agora 20 pontos na tabela.
Uma dobradinha do egípcio Mohamed Salah (75', de pênalti, e 90+7') deu o triunfo para a equipe de Jürgen Klopp.
O Liverpool teve amplo domínio neste que foi o 243º 'Merseyside derby', mas esbarrou na defesa dos 'Toffees', que jogaram a partir dos 37 minutos com dez jogadores devido à expulsão de Ashley Young, que recebeu o segundo cartão amarelo após uma falta cometida sobre o colombiano Luís Diaz.
O atacante deu muita dor de cabeça para os jogadores do Everton com seus avanços pela esquerda. Ele quase provocou um pênalti de Nathan Patterson (71'), antes de obter a penalidade um minuto depois, após um cruzamento em que a bola tocou a mão de Michael Keane.
Salah superou o goleiro Jordan Pickford, antes de marcar seu sétimo gol no campeonato em um contra-ataque, já nos acréscimos.
Os Reds perderam apenas um dos últimos 29 clássicos de Merseyside e permanecem invictos em Anfield diante da torcida contra o Everton desde 1999.