Vicent Garcia, editor-chefe da revista France Football, responsável pela organização da Bola de Ouro se pronunciou após a cerimônia que premiou o meio-campista Rodri como melhor jogador do mundo, nesta segunda-feira (28).
Leia mais:
Guardiola manda recado pra Vini Jr. após Bola de Ouro: "Tente de novo"
Vini Jr larga o doce após perder Bola de Ouro; confira
Depois da notícia de que Vini Jr. não seria coroado com o prêmio, o Real Madrid decidiu boicotar o evento e não permitiu que nenhum membro de sua delegação fosse à cerimônia no Théâtre du Châtelet, em Paris. "A Bola de Ouro deixa de existir para nós", afirmou o clube em comunicado.
Vincent Garcia disse que o clube não respeitou as ordens especificadas pela organização do evento, que decidiu não revelar o vencedor antes da premiação, como acontece de costume. "Fomos muito claros com eles e todos os outros clubes. Este ano, o clube vencedor e o vencedor do prêmio (de melhor jogador do mundo) não seriam avisados. Eu pensei que todos tinham concordado, mas no último momento, eu não sei por qual motivo, eles queriam mudar a regra".
Ele ainda explicou que a derrota do brasileiro foi causada pelo bom desempenho dos jogadores do Real Madrid. Bellingham e Carvajal ficaram, respectivamente, na 4ª e 5ª colocação no prêmio de melhor jogador da temporada 23/24, enquanto Tony Kroos ficou na 9ª posição. "Todos os clubes favoritos nos forçaram a ceder a informação. Obviamente, Vini provavelmente sofreu com a presença de Bellingham e Carvajal entre os cinco primeiros porque, matematicamente, levou alguns pontos dele. Também resume a temporada do Real, e os jurados dividiram suas escolhas, o que beneficiou Rodri", afirmou.
"Tive muita pressão do Real Madrid, mas, como acontece com outros clubes, fui sempre claro e justo. Talvez o meu silêncio os tenha levado ao limite, mas fiz igual com os outros", finalizou, criticando a ausência do clube na cerimônia.
Apesar do boicote, o Madrid ganhou o prêmio de Clube do Ano, enquanto Carlo Ancelotti venceu como Melhor Técnico no masculino. Por fim, Mbappé ficou com o Troféu Gerd Müller, que premia o maior artilheiro da temporada.