A Bola de Ouro da temporada 23/24 tem um novo dono. Rodri, meio-campista do Manchester City, superou o brasileiro Vinicius Jr. e levou o prêmio de melhor jogador do mundo em cerimônia marcada pela ausência da delegação do Real Madrid, nesta segunda-feira (28), em Paris. O espanhol brilhou na conquista da Eurocopa 2024, além de ter vencido o quarto título consecutivo da Premier League pelo clube inglês.
Leia mais:
Bola de Ouro: Aitana Bonmati é eleita a melhor jogadora do mundo
Bola de Ouro exibe vídeos de Vini Júnior e web aponta racismo
Parceiro de Seleção, Savinho despista sobre Vini Jr. como Bola de Ouro
Com 58 partidas, 12 gols e 13 assistências na temporada, Rodri foi titular absoluto em todas as partidas que jogou. Um dos motivos que o levaram à conquista foi o destaque na Eurocopa 2024. O volante foi capitão e um dos principais jogadores na conquista do tetra da Seleção Espanhola, ganhando o prêmio de melhor jogador da competição. Ele também faturou a Liga das Nações 2022/23 pelo seu país.
Homem de confiança de Pep Guardiola desde que chegou ao City, em 2019, Rodri foi capitão na conquista do campeonato inglês pelo City nesta temporada. Além disso, tem em seu currículo duas Copas da Liga Inglesa, uma Copa e uma Supercopa da Inglaterra, uma Champions League e um Mundial de Clubes. Ao todo, o meia participou de 260 partidas pelo clube, balançou as redes 26 vezes e deu 30 assistências.
Além dos títulos, o espanhol também detém uma marca impactante. Em 19 de maio de 2024, Rodri chegou aos 74 jogos consecutivos sem perder, tornando-se o novo recorde na história do futebol mundial, na vitória do Manchester City por 3 a 1 sobre o West Ham. Além disso, o volante de 28 anos foi eleito como o jogador com o maior impacto da última temporada, segundo estudo do Cies (Observatório Internacional do Futebol).
A conquista de Rodri ficou marcada pelo boicote do Real Madrid ao Ballon D'or. O clube decidiu não comparecer ao evento depois da informação de que Vinicius Jr. não ganharia o prêmio ao qual era favorito.