O Bola de Ouro, prêmio que reconhece os melhores do futebol mundial, gerou polêmica durante o início da transmissão ao vivo, nesta segunda-feira (28). O jogador Vinícius Júnior foi alvo de piadas consideradas desrespeitosas por diversos internautas, que rapidamente denunciaram o conteúdo como racista.
Leia mais:
Luva de Pedreiro mostra camisa de Vini na premiação da Bola de Ouro
Parceiro de Seleção, Savinho despista sobre Vini Jr. como Bola de Ouro
Richarlison, Marta e Ludmila: futebolistas criticam possível perda de Vini
A repercussão nas redes sociais foi intensa, com muitos pedindo mais respeito e profissionalismo dos organizadores do evento. Um usuário comentou: “O racismo na TV dói na alma. Vini, você não está sozinho.” Outro acrescentou: “Desrespeito total! O Real Madrid fez bem em não ir.”.
Em uma nota oficial à AFP, o Real Madrid, que decidiu cancelar o voo para o evento após ser informado de que o atleta não receberia a premiação, expressou sua insatisfação.
“Se os critérios do prêmio não proclamam Vinicius como vencedor, esses mesmos critérios deveriam proclamar Carvajal como vencedor. Como isso não ocorreu, é óbvio que o Ballon d’Or-UEFA não respeita o Real Madrid. E o Real Madrid não vai aonde não é respeitado”, disse o comunicado.