
O Vitória anunciou nesta quarta-feira (3) a efetivação do técnico Rodrigo Chagas para o restante da temporada. O seu assistente técnico será Cléber dos Santos, que já trabalhou com o treinador Zé Ricardo, no Flamengo e no Cruzeiro.
Leia Também:
Zé Ricardo, inclusive, é um dos casos de interinos que foram efetivados no momento em que um clube passava por má fase. Em 2016, ele assumiu a bronca de comandar o Flamengo após a saída do histórico Muricy Ramalho.
E ele foi bem. Zé Ricardo levou o Flamengo às primeiras posições, classificando a equipe para a Libertadores, terminando na 3ª colocação do Brasileirão. O treinador ainda conquistou o Campeonato Carioca, em 2017, mas, após uma sequência de sete jogos sem vencer e uma derrota por 2 a 0 para o Vitória, dentro de casa, acabou demitido. Atualmente, Zé Ricardo está sem clube, depois de uma passagem pelo Criciúma.
Fábio Carille
O ex-treinador do Vitória também é um desses casos de interino que foi efetivado para resolver os problemas do clube. Em 2017, Carille assumiu o Corinthians após mais de sete anos como auxiliar técnico do Timão.
O sucesso foi meteórico, com o Corinthians sendo campeão do Paulistão e terminando o primeiro turno do Campeonato Brasileiro invicto, sofrendo a primeira derrota justamente para o Vitória de Vagner Mancini. O time ainda teve algumas derrapadas no returno, mas se sagrou heptacampeão brasileiro.
Carille se manteve no comando técnico até 2018, conquistando o bicampeonato paulista. No entanto, foi demitido na sexta rodada do Brasileirão, após empate com o Sport.

Filipe Luís
Um caso mais recente nessa lista é o de Filipe Luís. Recém-aposentado, ele assumiu a vaga de treinador do Flamengo sub-20. Após a saída de Tite do Rubro-Negro, a diretoria decidiu efetivar o ex-lateral-esquerdo no dia 2 de outubro de 2024.
E a aposta deu certo. Em menos de um mês, Filipe Luís conquistou a Copa do Brasil. Já em 2025, levou o Flamengo aos títulos da Supercopa do Brasil e do Campeonato Carioca, além de comandar a equipe que lidera o Brasileirão.

Muricy Ramalho
Trabalhando no São Paulo desde 1994, Muricy teve sua primeira oportunidade como técnico do clube em 1998. O início, porém, não foi dos melhores, e ele acabou demitido, com a promessa de que teria outra chance no futuro.
E a promessa foi cumprida. Muricy voltou em 2006 e se tornou tricampeão brasileiro consecutivo, entrando para a história do futebol nacional. Além disso, conquistou o Brasileirão pelo Fluminense e a Libertadores pelo Santos.

E Rodrigo Chagas, vai dar certo?
Apesar do início promissor com o triunfo sobre o Atlético-MG, ainda não é possível saber se a história de Rodrigo Chagas no Vitória será parecida com a dos treinadores citados. A torcida, no entanto, deposita esperanças em um profissional que conhece a história do Leão e tem a missão de tirar o clube da zona de rebaixamento.