No momento certo para o Bahia, a zona de classificação do Brasileirão para a próxima Libertadores vai deixar de ser G-6 para virar G-7. O acréscimo se dará por conta da confirmação de Botafogo e Atlético-MG na final da competição continental deste ano.
Veja também:
Embate com o São Paulo pode definir futuro do Bahia na Série A
Assustador! Números do Baêa nos últimos 10 jogos deixam torcida 'na onda'
A mudança no número de classificados da Série A para a próxima 'Liberta' acontece por causa das finais da Copa do Brasil, entre Flamengo (4º colocado da Série A) e Atlético-MG (10º), e da Libertadores, com o mesmo Galo contra o Botafogo (1º). Isso porque, se algum dos clubes cariocas for campeão, o 7º colocado do Brasileirão ganhará uma vaga para a Libertadores de 2025, uma vez que o Rubro-Negro e/ou o Alvinegro fique entre os seis primeiros colocados.
Por outro lado, se o Atlético-MG ganhar as duas competições, ficará com a vaga da Conmebol para a próxima 'Liberta' e a da Copa do Brasil será aberta na elite nacional. Como o Bahia é o 7º colocado na tabela do Brasileirão, hoje, portanto, seria o último classificado à competição em 2025.
Confira o que explica um trecho do regulamento da CBF em 2024:
"Artigo 6
§ 1º – Caso um clube obtenha acesso à Libertadores de 2025 através de uma das duas competições continentais (na hipótese de conquistar a Libertadores de 2024 ou a Sul-Americana de 2024) e também por intermédio de uma das competições nacionais (Brasileirão 2024 ou Copa do Brasil 2024), este clube ocupará a vaga destinada à CONMEBOL, com a vaga oriunda do Brasileirão 2024 ou da Copa do Brasil 2024, conforme o caso, sendo repassada ao clube melhor colocado no CAMPEONATO, excluídos os clubes já classificados".