Surpreendente ou não, é inegável que o Bahia implantou em seus torcedores a gana por uma vaga na próxima Copa Libertadores, devido aos resultados obtidos no primeiro turno da Série A de 2024. No entanto, o returno da equipe no Brasileirão não é nada satisfatório, tendo vencido apenas o Atlético-MG, dos cinco concorrentes a uma vaga na competição internacional.
Veja também:
Após vexame contra o Vasco, Ademir revela que está "fechado" com Ceni
Ratão perde gol feito, e web reage: "Jesus é VASCAINO"
Entre os adversários diretos, estão: São Paulo, Internacional, Cruzeiro, Vasco e Atlético-MG. Destes, saíram dois empates - Bahia 1 x 1 Internacional e Cruzeiro 1 x 1 Bahia. O último a duelar com o Esquadrão foi o Vasco, que superou o time baiano por 3 a 2, na segunda-feira (28).
Estes resultados, somados a outros contra equipes que disputam em áreas diferentes da tabela, renderam ao Tricolor de Aço a 7ª colocação e 46 pontos, o que ocasionou a ultrapassagem de Internacional e São Paulo.
O Tricolor paulista, por sua vez, é o próximo adversário do Bahia. As equipes se enfrentam no dia 5 de novembro, uma terça-feira, às 21h30, na Arena Fonte Nova, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O São Paulo é o 6º colocado, o primeiro na zona de classificação para a 'Liberta', com 51 pontos, cinco a mais que a equipe baiana.
Caso perca o embate direto pela zona de classificação para a Libertadores, dentro de casa, o Bahia passa a ficar a oito pontos de distância do time paulista, o que tornaria a entrada no seleto grupo quase impossível. Isso porque, a competição nacional já está na reta final, restando apenas sete jogos.
O sonho acaba?
Além das seis vagas via Série A, o Brasil terá o campeão da Copa do Brasil como representante na Libertadores de 2025. E existe a possibilidade de os times do país ganharem a principal competição do continente e a Copa Sul-Americana em 2024. Assim, o G-6 deverá virar G-7 e pode ser estendido para G-8 ou G-9.
Para o Brasileirão ter no mínimo G-7, Botafogo e Atlético precisam confirmar suas vagas na final da Libertadores de 2024. Os times abriram vantagens nas semifinais ao ganharem os jogos de ida contra River Plate (3 a 0) e Peñarol (5 a 0), e estão bem próximos da decisão do torneio continental.