
O Bahia revelou, nesta segunda-feira (20), os detalhes e o local onde será construído o seu novo Centro de Treinamento. Localizado na Via Metropolitana, o complexo contará com 12 campos de futebol, alojamento para a base, hotel, centro administrativo e 500 vagas de estacionamento, em uma área de 20 mil m² construídos dentro de um terreno de 560 mil m².
Leia Também:
Além da animação da torcida tricolor com o novo investimento, o projeto também gerou polêmica. A principal delas diz respeito à acusação de que a estrutura invadiria a área do quilombo de Quingoma.
Apesar das afirmações de torcedores rivais, a situação não procede. O novo CT do Bahia está localizado próximo ao pedágio da Via Metropolitana, cerca de 5km de distância da área protegida. Além disso, a construção conta com o devido licenciamento ambiental.
“Nunca houve qualquer possibilidade de o Bahia fazer uma obra numa área em que isso fosse impossível. A gente entende que era especulação e que as agências cumpriram seu papel. Nós respondemos através dos nossos assessores, mas nunca houve essa consideração”, destacou o CEO do Bahia SAF, Raul Aguirre, destacou a legalidade da obra, nesta segunda-feira (20).
O que motivou a polêmica?
Em agosto de 2025, o Ministério Público Federal (MPF) enviou uma notificação ao Bahia e a outras empresas privadas para impedir construções na área quilombola de Quingoma. Prontamente, o Esquadrão respondeu ao ofício, afirmando que “não há quaisquer tratativas em andamento visando à aquisição de áreas inseridas na poligonal do território de Quingoma para construção de empreendimento”.
Mesmo assim, a notificação foi suficiente para que surgissem rumores nas redes sociais de que o novo CT do Bahia afetaria áreas quilombolas. Diante disso, torcedores do Esquadrão pediram que o clube levasse as acusações à Justiça. Até o momento, no entanto, o Tricolor não se manifestou sobre essa possibilidade.
eu gostaria muito que o Bahia ligasse pra isso o suficiente pra te processar, é uma pena que os caras não tão nem aí
— Victor (@morenoecblfc) October 20, 2025