30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / E.C. Bahia

Chegou o dia! - 18/02/2025, 07:06 - Luiz Teles | A TARDE

Bahia faz sua 4ª estreia em Libertadores e tenta repetir, na altitude, feito de 1989

Duelo em La Paz vai rolar às 21h30 (horário da Bahia) desta terça-feira (18), pela ida da 2ª fase do torneio

Festa tricolor no aeroporto de Salvador
Festa tricolor no aeroporto de Salvador |  Foto: José Simões / Ag. A TARDE

O dia chegou, torcida tricolor! Após 36 anos de espera, o Bahia volta a jogar pela Copa Libertadores. E assim como aconteceu em suas outras três participações no torneio continental, o Esquadrão estreia fora de casa, agora contra o The Strongest, em La Paz, às 21h30 (horário da Bahia) desta terça-feira (18), pelo duelo de ida da 2ª fase.

Lutando contra um mandante indigesto e a altitude de 3.640 metros da capital boliviana, o time baiano mira reviver sua melhor lembrança em debutes na competição, quando venceu o Internacional, no Beira-Rio, justamente em sua última participação, em 1989.

Leia Também:

Naquela noite de 21 de fevereiro, apenas dois dias após ser Campeão Brasileiro no mesmo estádio, pela fase de grupos da Libertadores, o Bahia bateu o Inter de virada por 2 a 1, com gols de Gil e Zé Carlos.

Na tarde seguinte, a delegação pisou pela 1ª vez em Salvador após o título e o triunfo, numa das maiores festas já vividas pela cidade, com um Carnaval fora de época (naquele ano havia ocorrido na semana do dia 7) com mais de 20 mil pessoas atrás de dois trios-elétricos do aeroporto até a Praça Castro Alves.

As outras estreias do Esquadrão em Libertadores não foram tão boas. Em 1960, na primeira edição do torneio, o Bahia perdeu para o San Lorenzo, na Argentina, por 3 a 0, em jogo válido pelas quartas de final no formato da época. O Tricolor venceu o duelo de volta, na Fonte Nova, por 3 a 2, e acabou desclassificado no saldo de gols.

Já em 1964, o debute aconteceu na Venezuela, em Caracas, num empate em 0 a 0 com o Deportivo Itália, numa fase preliminar à fase de grupos. Não havia duelo de volta, mas uma nova partida, na mesma cidade, 48h depois, quando o Bahia foi derrotado por 2 a 1 e deu adeus à competição.

O Tricolor, ao longo de sua trajetória na Libertadores, disputou 14 partidas, com seis vitórias, três derrotas e cinco empates (aproveitamento de 54,7%).

Como mandante, o Esquadrão nunca perdeu pela competição internacional e possui o aproveitamento de 88,8%, com cinco vitórias e um empate. Fora de casa, porém, nunca venceu um time estrangeiro.

“Oxigênio”

E se é possível buscar inspiração no triunfo da última estreia do Bahia em Libertadores, o que dizer da festa que fez a torcida no embarque dos jogadores para a Bolívia. Uma multidão lotou a entrada e depois o saguão do aeroporto para saudar o elenco no início da tarde de segunda-feira (17).

Contagiado pelas boas energias dos torcedores, o lateral Gilberto brincou com a ‘falta de ar’ que o time vai encarar na altitude de La Paz e falou que a manifestação dos tricolores no aeroporto.

“O simbolismo é enorme. A gente sabe o quanto o torcedor é apaixonado para vir aqui, em uma segunda-feira. O dia de amanhã vai ser histórico para todos, não só para o torcedor! A gente tem que representar eles muito bem, do início ao fim, para trazer um grande resultado. Esse é o oxigênio que a gente precisa. Vamos esquecer tudo o que estão dizendo sobre altitude, sobre o adversário e pensar no nosso”, disse.

O duelo

O embate de ida entre The Strongest e Bahia acontece no Estádio Hernando Siles, em La Paz. A volta, na Arena Fonte Nova, será na próxima terça-feira (25), também às 21h30.

Não há vantagem para gols feitos fora de casa e avançará para a 3ª fase o time que estiver em vantagem no saldo ao fim das duas partidas. Em caso de empate, a vaga será definida nos pênaltis.

Quem se classificar, brigará por uma vaga na fase de grupos com o vencedor do encontro de Boston River, do Uruguai, e Ñublense, do Chile.

FICHA TÉCNICA
The Strongest x Bahia - 2ª fasa da Copa Libertadores da América

Local: Hernando Siles, em La Paz; Bolívia;
Data: Terça-feira, 18/02/2025;
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Guillermo Guerrero (FIFA-EQU);
Assistentes: Christian Lescano e Andres Tola (EQU);
4º árbitro: Robert Cabrera (EQU);
VAR: Franklin Congo (EQU);

Transmissão: canal por assinatura Paramount transmite a partida.

The Strongest: Rodrigo Banegas, Fran Supayabe, Felipe Castro, Pablo Pedraza, Adrián Jusino, Tobías Moriceau, Joel Amoroso, Jaime Arrascaita, Luciano Ursino, Sebastián Guerrero, Enrique Triverio. Técnico: Antônio Carlos Zago.

Bahia: Danilo Fernandes; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Ramos Mingo; Acevedo (Erick), Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro; Ademir (E. Pulga) e Lucho Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni.

exclamção leia também