
O Bahia manifestou, na tarde desta quinta-feira (6), forte insatisfação com a arbitragem da partida contra o Atlético-MG, disputada na noite anterior, na Arena MRV, em Belo Horizonte. O Tricolor foi derrotado por 3 a 0 e ampliou a série negativa como visitante no Campeonato Brasileiro. Após o confronto, tanto o técnico Rogério Ceni quanto a diretoria baiana questionaram decisões da equipe de arbitragem e do VAR.
Leia Também:
No primeiro tempo, o Bahia reclamou de uma entrada forte do zagueiro Junior Alonso em Michel Araujo, lance que, segundo o clube, deveria ter resultado em expulsão. O VAR, porém, não recomendou revisão. Já no segundo tempo, em jogada de disputa na área, o zagueiro Kanu, do Bahia, recebeu cartão vermelho direto após análise ao árbitro de vídeo. A expulsão precedeu o momento em que o Atlético-MG marcou os três gols que definiram a partida.
Em nota oficial emitida nesta quinta-feira (6), o Bahia afirmou que o episódio exemplifica a “oscilação de critérios e inconsistência na aplicação das regras” no futebol brasileiro. O clube destacou que, na mesma rodada, um lance semelhante em outra partida resultou em expulsão, enquanto a jogada envolvendo o meio-campista do Esquadrão não recebeu o mesmo rigor.
“Essa discrepância reforça a percepção da falta de uniformidade nos critérios arbitrais”, destacou parte do comunicado.
Só ganha quem faz barulho?
A diretoria tricolor também declarou que tem cobrado reiteradamente, em reuniões com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a adoção de medidas que promovam padronização nas avaliações dos lances. A nota ainda relaciona o episódio a um suposto padrão observado pelo clube: situações de prejuízo após reclamações públicas de adversários sobre arbitragem em jogos anteriores.
O texto cita que, na semana anterior ao duelo, o Galo havia se manifestado publicamente sobre um erro de arbitragem na partida contra o Internacional, no último final de semana. Para o Bahia, há uma preocupação de que discursos dessa natureza influenciem decisões dentro de campo.
Com a derrota, o Tricolor de Aço segue sem vencer fora de casa na competição e volta a campo no próximo fim de semana, às 18h30 de sábado (8), contra o Internacional, pela 33ª rodada do Brasileirão, buscando recuperar o bom momento vivido como mandante.
