
O Bahia entra em campo na noite desta terça-feira (18) para enfrentar o The Strongest, na Bolívia, pela segunda fase da Pré-Libertadores. Mas, além do Tigre, o Esquadrão terá outro grande desafio: o fantasma da altitude de 3.637 metros de La Paz, que já fez várias vítimas no futebol sul-americano.
Leia Também:
A bola rola às 21h30 (de Brasília) no estádio Hernando Siles e a partida de volta será na próxima terça-feira (25), na Arena Fonte Nova, no mesmo horário.
Sabendo dos efeitos físicos causados pela altitude, o Bahia montou um planejamento especial. Os goleiros Danilo Fernandes e Marcos Felipe foram enviados à cidade com antecedência, enquanto o restante do elenco fez uma preparação especial e só chega na véspera do jogo.
Faltou pulmão
A história da altitude boliviana está repleta de episódios de desgaste extremo. Em 2013, o craque Lionel Messi vomitou em campo durante um jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo contra a Bolívia. "É terrível jogar aqui. Quando você faz um esforço ou uma jogada de velocidade, demora muito para se recuperar", desabafou o craque na época.

Na temporada passada, o Flamengo enfrentou o Bolívar em La Paz e viu parte do elenco apelar para os cilindros de oxigênio no intervalo. O volante Gerson sentiu uma forte dor de cabeça e pediu para sair no segundo tempo. Já o técnico Tite teve dificuldade para respirar e, ao retornar ao Brasil, foi diagnosticado com arritmia cardíaca.

Outro caso marcante foi o do atacante Janderson, atualmente no Vitória. Em um jogo da fase preliminar da Libertadores de 2024, ele pediu substituição apenas 20 minutos após entrar em campo. Sem fôlego, o jogador vomitou no gramado e precisou sair da partida.
