A delegação do Brasil formou, neste domingo (6), um grupo robusto para a disputa das olimpíadas de Paris-2024. Marcus D'Almeida garantiu a medalha de bronze no Mundial de tiro com arco e figura como o 47º atleta brasileiro a conquistar sua participação no torneio.
Em resumo, o País contempla, até o momento, 34 vagas destinadas a atletas femininas e 13 destinadas a atletas masculinos.
Atletismo
O Brasil soma nove atletas nessa categoria, são eles: Alison dos Santos - 400m rasos e 400 m com barreiras; Almir Júnior - salto triplo; Caio Bonfim - Marcha Atlética; Daniel Nascimento - Maratona; Darlan Romani - Arremesso de peso; Érica Sena - Marcha Atlética; Erick Cardoso - 100m rasos; Lucas Carvalho - 400m rasos; Rafael Pereira - 110m com barreiras.
Ciclismo BMX
A atleta Paola Reis, que já soma uma medalha de ouro no Pan-Americano, é a representante ‘brazuca’ no Ciclismo BMX.
Futebol
Cerca de 18 atletas devem compor a Seleção Brasileira nos Jogos 2024. A presença na competição se configurou como a pioneira em termos de classificação, durante a disputa da final da Copa América, realizada em julho do ano passado na Colômbia. O oitavo título foi conquistado após embate contra o time anfitrião.
Leia Mais
Malvadão: Alison dos Santos é prata na volta aos 400m com barreiras
Filipe Toledo fatura o tricampeonato em J-Bay e vaga olímpica no surfe
Martine e Kahena 'brocam' em evento-teste para olimpíadas de Paris
Rugby
As Yaras garantiram, pela terceira vez seguida, sua presença nos Jogos Olímpicos. A qualificação para Paris 2024 aconteceu de forma invicta durante o Pré-Olímpico de Rugby Sevens. O Brasil vai contar com 12 atletas nas Olimpíadas.
Saltos Ornamentais
Ingrid Oliveira (Plataforma de 10m) e Isaac Souza (Plataforma de 10m) vão representar essa categoria.
Surfe
Duas vagas já estão garantidas com Filipe Toledo e Tatiana Weston-Webb. A terceira oportunidade sairá do ‘confronto’ entre Chumbinho, Yago Dora e Gabriel Medina, que figuram na fase final do Mundial.
Tiro com Arco
Apenas um esportista representará o Brasil no Tiro com Arco: Marcus D’Almeida. A vaga dele foi conquistada após a medalha de bronze no Mundial, ocorrido neste final de semana.
Tiro Esportivo
Da mesma forma que o tiro com arco, a delegação ‘brazuca’ terá somente Philipe Chateaubriand. O esportista conquistou a vaga para Paris com o título no Campeonato das Américas no Tiro de 10m.
Vale lembrar que, em Tóquio-2020, o Brasil teve uma equipe composta de 302 atletas. Neste ano, a edição não contará com beisebol e caratê no programa, mas trará uma inovação notável com a introdução do breaking.