
A Arena Fonte Nova, em parceria com o Bahia, estampou as cores azul-claro, rosa-claro e branco, nesta quinta-feira (29), em alusão ao Dia da Visibilidade Trans. No entanto, a torcida ficou dividida quanto à homenagem, gerando reações diferentes entre os tricolores.
Enquanto alguns torcedores aprovaram a homenagem, se orgulhando do apoio do Esquadrão à comunidade trans, teve até quem cogitou "cancelar o sócio-torcedor". Outra conta preferiu resumir a situação com um termo tanto homofóbico: "Viadar*m meu Bahia". "Tem que falar que tá bonito pra ficar bem na visão da galerinha aí. Tá bonito", falou um terceiro.
Contudo, a recepção não foi apenas negativa. Outros tricolores apoiaram a decisão e se sentiram representados com a decisão do Esquadrão. "Como é bom ser tricolor, puta merda", disse uma conta que ostenta a bandeira trans no nome. "Time do povo, time de todas as pessoas, independente de cor, gênero e orientação. Se é da baixa dos sapateiros ou do corredor da vitória, o que importa é o esquadrão. Te amo, Bahia!", se declarou.
Leia Também:
Homenagem do Bahia
O gesto de visibilidade à comunidade trans também foi para as redes sociais e reafirmou a decisão de apoiar a luta. O Tricolor, por meio de sua conta no X, relembrou que, desde 2019, adota, em todos os procedimentos administrativos do clube, o nome social das pessoas. "Basta de preconceito", disse em trecho da nota.
🏳️⚧️ Nesta noite, Bahia e Arena Fonte Nova iluminaram o estádio em alusão ao Dia da Visibilidade Trans.
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) January 30, 2026
O Esquadrão reafirma a sua luta por um mundo mais justo, humano e igualitário. A data, que está completando 22 anos, nos faz lembrar a adoção do nome social em todos os… pic.twitter.com/DxnyQefVWo
