
Somando todas as plataformas em que propaga conteúdo, são mais de um milhão de seguidores apaixonados por esportes. O especialista em leitura de fala, Gabriel Velloso Monteiro Lourenço, mais conhecido como Velloso (@vellosogg), estourou nas redes sociais realizando leitura labial de jogadores durante as partidas de futebol. Mas você sabia que ele é baiano?!
Leia Também:
Nascido em Salvador, o produtor de conteúdo de 32 anos, antes de mergulhar de cabeça em suas produções atuais, fazia live de jogos eletrônicos e vem desta prática a capacidade de engajar bem na internet. Além do amor pelos games, o futebol sempre fez parte da vida de Gabriel.
“Era uma dor minha saber o que os jogadores do meu time falavam. Eu torço para o Bahia e simplesmente não existia leitura labial. Nem do Bahia, nem de um clássico Ba-Vi, de um jogo entre Fortaleza e Ceará”, detalhou o especialista sobre o seu início na leitura de fala, em entrevista ao MASSA!.
Velloso teve sua primeira aparição em um jornal no ano de 2017, época em que chegou a faturar R$ 900,00 vendendo geladinho de champanhe em apenas um fim de semana. Para ele, é motivo de orgulho ter testado vários caminhos para alcançar o sucesso.
“Ao mesmo tempo que eu fazia faculdade, eu tentava empreender. Criei um produto chamado Gelaroska, que era um geladinho com vodka, de vários sabores. Tentei várias maneiras de fazer sucesso”, recordou-se.
O influenciador digital cria da Bahia também aproveitou para dar dicas a quem gosta de fazer sua própria leitura labial. “Cada ambiente, cada contexto tem suas próprias falas, tem sua própria linguagem. A linguagem de futebol tem seus termos técnicos. Quem joga futebol sabe o que realmente é falado”, explicou o jovem, completando em seguida que há diferenças para cada atleta.
“Tem a questão de saber se a pessoa tem uma boa dicção, se articula bem as palavras, se tem a língua presa, como por exemplo o Pedro, do Flamengo. E, além disso, a gente sempre precisa aprimorar nosso vocabulário para fazer leitura labial”, indicou.

Leitura preferida e Neymar "pagando contas"
Em meio a tantos personagens, de quem já fez leitura labial, Gabriel Velloso escolheu o seu preferido que, coincidentemente, é o que mais bombou: o atacante Neymar.
“Curiosamente foi a mesma [sucesso e preferida]. O jogo foi Santos contra Botafogo, foi uma cena de novela. No início ele [Neymar] falou: 'Eu vou fazer o gol e vou aí'. No fim do jogo ele foi expulso porque colocou a mão na bola e ainda perdeu o jogo. Aquele vídeo viralizou e as falas ficaram muito legais”, lembrou o produtor de conteúdo, que revelou o motivo da preferência pelo camisa 10 santista.
“O que eu mais gosto de fazer é do Neymar, pelo contexto dele ser uma estrela mundial, tem uma audiência absurda. Eu até brinco que o Neymar pagou várias contas minhas (risos), porque você faz uma leitura labial de cinco segundos dele e explode, sempre dá muita audiência”, destacou Velloso.
Relacionamento com torcida da dupla Ba-Vi
Apesar de torcer pelo Bahia, Gabriel Velloso deixa claro que o lado profissional fala mais alto no momento de criar seus conteúdos. “Eu faço [dublagem] tanto do Bahia quanto do Vitória. Tenho o costume, inclusive, de usar a camisa do time durante a dublagem e quando é do Vitória eu coloco a do Vitória, porque eu sei separar o lado torcedor do profissional”, justificou o influencer.