Usando a tradicional amarelinha desta vez, a Seleção Brasileira veio a campo na tarde desta terça-feira (20), às 16h. Com muita confiança após a goleada do último jogo, o Brasil entrou ‘de salto alto’ e tropeçou para o Senegal de virada (4 a 2) pelo último amistoso internacional marcado nesta data Fifa, em Lisboa, Portugal.
O confronto começou com a Seleção Brasileira saindo na frente, após Lucas Paquetá marcar de cabeça no início da primeira etapa, porém com muita desorganização defensiva, sofreu o empate de Senegal com Diallo.
A virada veio no segundo tempo com dois gols relâmpagos, um contra de Marquinhos e um golaço no ângulo de Mané, que ainda fez seu segundo na partida de pênalti. Marquinhos ainda conseguiu diminuir para a seleção canarinho, porém terminaram derrotados no confronto.
Primeiro tempo movimentado
Os minutos iniciais da primeira etapa foram eletrizantes com o Brasil apresentando uma característica dominante e Senegal reagindo bem com contra-ataques em velocidade. A pressão brasileira logo rendeu frutos quando Vinícius Júnior ‘on fire’ na partida, colocou a bola na medida para Paquetá, de cabeça, estufar as redes e abrir o placar aos 10 minutos.
Vini Jr. seguiu mostrando que estava em uma tarde inspirada e conseguiu arrancar um pênalti, porém após revisão do VAR, o impedimento foi marcado na jogada. O jogo passou a pegar ainda mais fogo e a seleção senegalesa não quis saber de ficar atrás no 'score', empatando tudo com Diallo que emendou uma bomba dentro da área brasileira, sem chance para Ederson.
A partida se equilibrou completamente e ambas as equipes diminuíram o ritmo, deixando o jogo ficar morno nos minutos finais. E após muitos ‘lá e cá’, o placar não mudou e o embate foi para o intervalo empatado em 1 a 1.
Segundo Tempo do vexame brasileiro
Vindo do intervalo ao som do axé baiano, o Brasil parece ter se desligado nos minutos iniciais, cedendo muito espaço para os africanos. Senegal, que não tinha nada a ver com isso, não perdoou a desatenção brasileira e conseguiu a virada logo aos 7 minutos, com gol contra de Marquinhos, que desviou em direção ao próprio patrimônio após cruzamento na área.
A desorganização defensiva da seleção canarinho persistiu, os Leões de Teranga cresceram na partida e Mané, com muita categoria e estrela, ampliou logo em seguida aos 9 minutos, colocando a bola no ângulo, fazendo 3 a 1.
Ramon, ao ver sua equipe tomar dois gols seguidos, mexeu no time e colocou Rony e Pedro, que empurraram o Brasil pra frente e conseguiram descontar o placar com Marquinhos, indo de vilão a herói em poucos minutos, porém não foi o suficiente para engatar uma reação
Após o juiz acrescentar 6 minutos no cronômetro, o Brasil avançou sua equipe inteira para o ataque em busca do empate, e com sua ‘zaga’ desprotegida, Senegal partiu em contra golpe rápido, obrigando Ederson a cometer uma penalidade. Mané assumiu a ‘responsa’ e fechou o placar de 4 a 2 para os senegaleses.
FICHA TÉCNICA
BRASIL X SENEGAL
Local: Estádio Alvalade, em Lisboa, Portugal
Data: 20 de junho de 2023, terça-feira
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Gustavo Correia (Portugal)
Brasil: Ederson, Danilo, Marquinhos, Éder Militão, Ayrton Lucas (Alex Telles); Casemiro, Joelinton (Raphael Veiga), Lucas Paquetá(André); Malcom (Rony), Richarlison (Pedro) e Vinicius Jr. Técnico: Ramon Menezes (interino).
Senegal: Diaw; Niakhate, Koulibaly, Jakobs, Sabaly; Gueye (Kouyate), Ciss (Diatta), Mendy; Sadio Mané, Diallo (Jackson) e Sarr. Técnico: Aliou Cissé.