Em jogo marcado pela luta antirracista, a Seleção Brasileira entrou pela primeira vez 'peitando' um uniforme característico preto com detalhes em verde para encarar a seleção da Guiné, em amistoso internacional, neste sábado (17), na Espanha. O placar da partida foi 4 a 1 para os 'Canarinhos'.
Com novas caras na escalação e o apoio dos torcedores da cidade de Barcelona, que gritavam “Brasil” durante a partida, os brasileiros protagonizaram uma boa partida e golearam a seleção da África por 4x1 com gols de Joelinton, Rodrygo, Éder Militão e Vinicius Júnior.
Primeira etapa
Antes do início da partida, as equipes realizaram um protesto contra o racismo, se ajoelhando no gramado durante um minuto de silêncio. Apesar da alta movimentação, de três gols, estampada no placar da primeira etapa, as seleções apenas fizeram jogo morno, com muito combate no meio campo e algumas chegadas ao ataque.
A melhor e primeira chance clara do Brasil veio de uma cobrança de falta próximo a marca do escanteio aos 27 minutos. Rodrygo cobrou para a confusão dentro da área e Joelinton apenas aproveitou para marcar o seu primeiro gol pela amarelinha. O segundo veio três minutos depois, após grande roubada de bola em velocidade de Rodrygo, que invadiu a área e chutou para o cantinho do gol, deslocando o goleiro.
Guiné ainda batalhou e conseguiu diminuir o marcador aos 35 minutos com seu camisa nove, que subiu mais do que todos no terceiro andar para testar a bola no cantinho do gol defendido por Ederson. O primeiro tempo terminou em vantagem para os brasileiros.
Segunda etapa
Na volta do segundo tempo, os jogadores brasileiros trocaram seus uniformes e vestiram a tradicional amarelinha com calção azul. E parece que o uniforme número um deu um gás a mais, pois logo comm um minuto e meio já marcaram o terceiro gol com Militão de cabeça, após outra cobrança de falta.
Apesar dos primeiros minutos agitados, as equipes pisaram no freio e a partida voltou a ficar desacelerada ao longo da segunda etapa, sem muitas grandes chances de gol criadas. Porém, o técnico Ramon realizou alterações na equipe que proporcionaram um novo ritmo e o jogo voltou a se movimentar.
Aos 41 minutos, o Brasil que passou a impor mais velocidade nos ataques, realizou uma ótima jogada de triangulação resultando em um pênalti marcado em cima de Malcom, que veio do banco. Vinícius Júnior, em noite de camisa dez, assumiu a ‘responsa’ e decretou a goleada.
A seleção comandada por Ramon Menezes volta a campo na próxima terça-feira (20), para confrontar a equipe do Senegal, às 16h no Estádio de Alvalade, em Lisboa, a casa do Sporting de Portugal.
Ficha técnica
Brasil 4x1 Guiné
Local: Estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona.
Data e Horário: 17/06/2023, às 16h30.
Cartões Amarelos: Casemiro e Lucas Paquetá (B); Sylla (G).
Árbitro: Andris Treismanis (LET).
Assistentes: Haralds Gutermanis (LET) e Aleksejs Spasennikovs (LET)
VAR: Víctor Garcia (ESP).
Brasil: Éderson; Danilo (Vanderson), Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Casemiro, Joelinton (Bruno Guimarães) e Lucas Paquetá (Raphael Veiga); Vini Jr (Rony), Rodrygo (Malcom) e Richarlison (Pedro). Técnico: Ramon Menezes.
Guiné: Koné; Conté (Sylla), Sow, Issiaga Sylla e Diawara; Diakhaby, Moriba (Camara), Guilavogui (Morlaye), Keita (Cissé); Kamano (Diaby) e Guirassy (Kanté) . Técnico: Roberto Mancini.