24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Bota a base - 25/08/2025, 07:00 - Rebeca Nascimento

Boxe em alta: saiba tudo sobre o 'boom' e os benefícios do esporte

Modalidade tem conquistado cada vez mais adeptos

Jailson é bicampeão brasileiro e baiano de boxe
Jailson é bicampeão brasileiro e baiano de boxe |  Foto: Shirley Stolze / Ag. A TARDE

Sabe o que Acelino ‘Popó’ Freitas, Hebert Conceição, Bruna Marquezine, Grazi Massafera e Jade Picon têm em comum? Todos praticam boxe! No caso dos baianos, eles são atletas de forma profissional, enquanto as atrizes usam o esporte como aliado para manter a boa forma. Seja profissionalmente, por lazer ou para queimar calorias, a modalidade está em alta e tem conquistado cada vez mais adeptos.

Conhecido a milênios, existem várias versões que expliquem a origem do boxe. De acordo com o Comitê Olímpico do Brasil, já na pré-história há registros de formas de lutas com as mãos por diversão ou autodefesa. Ainda segundo o órgão, a primeira aparição do boxe nos Jogos Olímpicos foi em 668 a.C, na 23ª edição da Era Antiga.

Leia Também:

Bicampeão brasileiro e baiano de boxe, o pugilista Jailson Santos, de 54 anos, 'cria' de Pernambués, revela como encara esse 'boom' do esporte por parte da galera famosa. "Para a gente que é do boxe raiz é motivo de muita alegria. O boxe é um esporte consolidado, como esporte de competição, é uma modalidade milenar, mas com a evolução da própria sociedade e a busca pela prática esportiva, objetivando melhorar a qualidade de vida, chega o boxe como uma potência", disse o pugilista que já fez parte da equipe do campeão mundial Popó e treinou o lutador de MMA, Minotauro.

Atrizes Jade Picon e Grazi Massafera treinam boxe juntas
Atrizes Jade Picon e Grazi Massafera treinam boxe juntas | Foto: Reprodução

Mesmo virando febre entre as celebridades, Jailson não acredita que o esporte passará a ser modinha e perderá a credibilidade, mas faz um alerta em relação aos possíveis acidentes. "São duas vertentes diferentes, porém se falarmos de famosos lutando boxe e utilizando as regras do esporte, de certa forma, eles correrem um risco. É um esporte de competição, quando é tratado assim, há um contato físico e essas pessoas têm que ter um preparo que as possibilite fazer esse tipo de exibição", ressalta, lembrando que o boxe pode ser praticado por qualquer pessoa desde que antes sejam feitos exames para avaliar o condicionamento físico.

Mulherada botando a base

Seja influenciada pelas boxeadoras Bia Ferreira e Adriana Araújo ou pelas blogueiras e atrizes, o fato é que público feminino tem se destacado nas aulas de boxe. "A mulherada chegou jogando duro. Vale ressaltar que em todas as áreas as mulheres hoje estão dominando, graças a Deus. E com o boxe não seria diferente. A única coisa que difere do homem é só a estrutura física, porque o desempenho, a técnica, a garra, a vontade de treinar e superar, é igual ou melhor", declarou Jailson.

Por falar em mulheres na cena, a repórter não resistiu e decidiu lançar uns golpes 'jabs' e 'diretos' com o pugilista.

Repórter Rebeca Nascimento e o boxeador Jailson Santos
Repórter Rebeca Nascimento e o boxeador Jailson Santos | Foto: Shirley Stolze / Ag. A TARDE

Academia diferenciada

Jailson revelou que em outubro abrirá uma academia diferenciada. O objetivo é fazer com que as pessoas possam lutar sem ter contato físico e quebrem seus próprios recordes. "Diante da minha experiência de 37 anos dedicada ao boxe de competição, eu desenvolvi uma metodologia onde qualquer pessoa pode treinar e desenvolver de forma espetacular sem a necessidade de se tornar um competidor e contato físico", detalhou.

Benefícios do Boxe

O profissional de educação física, Carlos Felipe Albuquerque, conhecido como Chockito, destaca que o boxe tem diversos benefícios para o corpo, que vão de perda de peso a alívio do estresse. "Os praticantes obtém resultados na perda de peso, agilidade, coordenação motora, além de alívio do estresse e socialização. O boxe é uma grande atividade aeróbica".

Chokito é profissional de educação física há quase 20 anos
Chokito é profissional de educação física há quase 20 anos | Foto: Vagner Fotografia / Arquivo Pessoal

Cuidados

Chokito explica que quando se fala em boxe os cuidados são parecidos com os de qualquer outro esporte. "Os cuidados são praticamente os mesmos de qualquer outra modalidade esportiva, que são os acessórios e equipamentos, procurar um profissional que tem a especialidade no segmento do boxe, seja um profissional de educação física ou um ex-atleta, para que evite ultrapassar os limites de segurança", concluiu o profissional.

exclamção leia também