27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

agora é mata-mata - 03/03/2024, 18:42 - Bruno Dias

Barça e Jequié se juntam à dupla Ba-Vi na semi do Baiano; Cancão fora

Equipes se enfrentam nas semifinais da competição estadual em busca do título

Jequié garantiu classificação para o mata-mata do Baianão
Jequié garantiu classificação para o mata-mata do Baianão |  Foto: Ascom / ADJ

Com a reta final eletrizante da 9ª e última rodada da fase de grupos do Baianão, Jequié e Barcelona de Ilhéus se juntaram a Bahia e Vitória e garantiram a classificação para as semifinais da competição, na tarde deste domingo (3). Além disso, os times do interior do estado baiano também conquistaram a presença na Série D do Brasileirão de 2025.

Agora, as quatro equipes garantidas no mata-mata se enfrentam em jogos de ida e volta, em busca do grande título estadual. Com a definição da tabela, o Bahia (1º) enfrentará o Jequié (4º), enquanto o Vitória (2º) jogará contra o Barcelona de Ilhéus (3º). Por conta das posições no chaveamento, a dupla Ba-Vi decidirá os jogos em casa.

De fora da zona de promoção, a Juazeirense, que ficou uma parte do campeonato no G-4, acabou eliminada ao tomar 5 a 1 do Bahia de Feira na Arena Cajueiro. Apesar disso, o Cancão carimbou a última vaga na Série D de 2025 dos clubes baianos, caso não a FBF não realize a Copa Governador neste ano.

Leia mais:

Atlético-BA se livra do Z-4, e Bahia de Feira e Itabuna descem

Leão engole Dragão e volta à semi do Baianão após cinco anos

Esquadrão vence Jacuipense e termina 1ª fase do Baianão na liderança

Tensão na reta final

Com bastante tranquilidade, Bahia e Vitória fizeram as duas melhores campanhas da fase de grupos, ambos colecionando 19 pontos, com o Tricolor levando vantagem no posicionamento por conta do melhor saldo de gols. Os dois principais times do estado venceram suas respectivas partidas da 9ª rodada, sem tomar gols, e partiram com folga para as fases finais.

Por outro lado, a tensão tomou conta das equipes do interior da Bahia. Jequié e Barcelona de Ilhéus iniciaram a rodada focados em vencer as próprias partidas e torcer para que a Juazeirense não triunfasse contra o Bahia de Feira.

Apesar de nenhum dos dois terem conseguido o resultado positivo, no fim das contas tudo deu certo. O Cancão de Fogo tomou uma goleada do Tremendão e ficou de fora da zona de classificação, garantindo o ADJ e o ‘Barça’ na briga pelo título.

exclamção leia também