
Ser bailarina continua sendo o desejo de muitas crianças e adolescentes, e o Ballet da Fonte, projeto da Arena Fonte Nova oferecido pelo Centro de Treinamento dos Campeões, tem ajudado a transformar esse sonho em realidade. Criada há um ano, a iniciativa tem impulsionado a arte na vida de jovens de diversos bairros de Salvador que não possuem condições de arcar com os custos das aulas de balé particulares.
Este é o caso de Mônica Santos, moradora da Ladeira dos Galés e mãe da pequena Pérola Maria, de nove anos. "Eu não tenho nem palavras, o projeto é a coisa mais maravilhosa que aconteceu na vida, não só da minha filha, mas na vida de outras crianças também. Procurei aula de balé, mas a gente que é de baixa renda não tem condições. O projeto foi a melhor coisa que aconteceu", descreveu a mãezona, relatando que chegou a encontrar aulas pagas por R$ 300.

Leia Também:
Quem também tem se sentindo muito feliz em poder proporcionar essas aulas para a filha Valentina Nóbrega, de nove anos, é Lucicleide Silva, que duas vezes na semana sai de Cosme de Farias para levar a filha até a Fonte Nova. "Eu acho muito importante a iniciativa do projeto, pois nem sempre a gente tem condições de pagar aula particular. A gente viu essa oportunidade de colocar ela no balé, era um sonho tanto para ela quanto pra gente. Inscrevemos ela e estamos muitos felizes", detalhou ao MASSA!.

Atuando há 17 anos no balé, a professora Raquel Silva, destacou como sente fazendo parte de um projeto que ajuda tantas crianças. "O balé ainda é elitizado, está mais abrangente, mas ainda é, nem todas as pessoas de baixa renda conseguem aulas de balé de qualidade, pois aqui a gente preza também pela qualidade. Eles fazem um balé de qualidade sem pagar nada, a gente dá oportunidade para essas crianças, isso é muito gratificante para mim", vibrou a bailarina profissional.
Bailarinas
Entre um plié e um tendu - passos do balé -, as alunas contaram como se sentem em participar do Ballet da Fonte. "Eu ficava em casa fazendo as coisas [passos] do balé e ensaios", lembrou Yasmin Pires, de 10 anos.

Outra bailarina que demonstrou muito amor pela arte da dança foi Maria Eduarda Trindade, de 11 anos. Com um jeito doce, a menina revelou o carinho que tem pela atividade. "Eu gosto muito de treinar aqui no balé, eu amo muito", indicou.
Mesmo querendo ser ginasta quando crescer, Maria Alice, de 10 anos, conta que tem carinho pela dança: "Eu gosto das poses e dos aquecimentos".
Centro de Treinamento dos Campeões
O Ballet da Fonte faz parte do Centro de Treinamento de Campeões, uma iniciativa esportiva da Arena Fonte Nova que começou em 2019 e tinha o nome de 'Filhos do Tatame', com o professor de jiu-jitsu Marcos Almeida. Mais conhecido como Marcão, o sensei ministrava aula para o projeto Vizinhos da Arena, voltado para atender as comunidades da vizinhança.
Com o apoio do Instituto Terra Firme, o local passou por reformas e foi lançado em 2024 com novas modalidades. Atualmente, o CT conta com 240 alunos, 12 turmas e oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu, capoeira, boxe e ballet, para crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 16 anos, além de uma turma de boxe e defesa pessoal, que atende mulheres acima de 16 anos. No local, os alunos recebem todo o uniforme e lanche após as aulas.
Vale destacar que as inscrições são abertas de acordo com a disponibilidade de vagas. Mais informações podem ser adquiridas por meio do Whatsapp do CT: (71) 99682-2607.

Serviço:
O que: Ballet da Fonte
Onde: Casa de Aposta Arena Fonte Nova, em Salvador
Quando: Segunda e quarta-feira
Como: Inscrições são abertas de acordo com a disponibilidade de vagas - CT 71 996822607
Quanto: Gratuito
Público: Crianças e adolescentes entre 5 e 16 anos