27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Campeonato Brasileiro - 11/04/2023, 22:13 - Santiago Oliveira - Atualizado em 12/04/2023, 17:01

Bahia tem ótimo retrospecto em estreias de Brasileirão

De 2017 pra cá foram cinco triunfos do Tricolor na primeira rodada

Jacaré celebrando um dos gols do triunfo do Bahia sobre o Cruzeiro em 2022
Jacaré celebrando um dos gols do triunfo do Bahia sobre o Cruzeiro em 2022 |  Foto: Jhony Pinho / AGIF

O Bahia tem dia, lugar e horário para entrar em campo pela primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2023, e será contra o Red Bull Bragantino, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, às 18h30 do próximo sábado (15). E o histórico é totalmente a favor do Tricolor.

A mais recente estreia do Esquadrão em uma edição de Brasileiro foi na Série B contra o Cruzeiro, na temporada passada, na Arena Fonte Nova. A partida terminou 2 a 0 para o Esquadrão e ficou marcada pela luxuosa atuação do atacante Vitor Jacaré.

Leia mais: Em jogo nervoso, Tricolor bate o Voltaço pela Copa do Brasil

Veja também: Paiva analisa triunfo e comenta relação da equipe com a nova formação

A atuação do Esquadrão contra a equipe mineira não foi uma situação isolada, o fato é que o Bahia é forte em estreias pelo Brasileiro e já pregou algumas peças. De 2017 pra cá foram cinco triunfos do Bahia na primeira rodada, com exceção do confronto contra o Internacional em 2018, fora de casa, pela elite da competição nacional.

Relembre os resultados das estreias:

2022 - Bahia x Cruzeiro (2 a 0) - SÉRIE B - Fonte Nova

Pode ter sido um grande sinal para a torcida tricolor de como seria o ano do clube, que na época venceu um dos candidatos a levantar a taça da Segunda Divisão da edição passada e com dois gols de Jacaré, que se não foi a principal, foi uma das principais figuras da campanha de acesso do Esquadrão.

2021 - Bahia x Santos (3 a 0) - SÉRIE A - Pituaçu

Thaciano marca duas vezes no placar elástico do Tricolor em cima do Santos
Thaciano marca duas vezes no placar elástico do Tricolor em cima do Santos | Foto: Walmir Cirne / AGIF

O Tricolor "fechou a conta" nos primeiros 7 minutos de partida da segunda etapa. O Bahia abriu a contagem com Thaciano, após cruzamento na medida de Rossi, o segundo, que também do meio-campista que está de volta ao clube, saiu com mais uma assistência de Rossi aos 3 minutos. Para finalizar, o zagueiro Juninho aproveitou para estufar a rede de cabeça, após cruzamento na área.

Duas estreias: 2020 - Bahia x Coritiba (1 a 0) - SÉRIE A - Pituaçu / 2020 - Botafogo x Bahia (1 a 2) - SÉRIE A - Nilton Santos

Gilberto comemora seu gol marcado no Rio
Gilberto comemora seu gol marcado no Rio | Foto: Thiago Ribeiro / AGIF

Os primeiros três pontos do Bahia foram conquistados após o meia Rodriguinho sofrer e converter um pênalti, de cavadinha. A partida foi pela segunda rodada do Brasileirão, já que a primeira, contra o Botafogo, foi adiada. Na ocasião, o Esquadrão estava há nove jogos seguidos sem vencer e bateu o Glorioso fora de casa. O resultado serviu para tirar o Bahia do Z-4. Os atacantes Gilberto e Élber marcaram os tentos.

2019 - Bahia x Corinthians (3 a 2) - SÉRIE A - Fonte Nova

Imagem ilustrativa da imagem Bahia tem ótimo retrospecto em estreias de Brasileirão
Foto: Jhony Pinho / AGIF

O Bahia vira o jogo para cima do Corinthians e começa o Brasileirão de 2019 com o pé direito. O lance que marcou a partida foi o memorável gol de Rogério, cobrindo o goleiro Cássio com uma "cavadinha", bem distante da grande área.

2018 - Internacional x Bahia (2 a 0) - SÉRIE A - Beira Rio

Única derrota que o Esquadrão saiu derrotado na primeira rodada
Única derrota que o Esquadrão saiu derrotado na primeira rodada | Foto: Ricardo Duarte / Internacional

Das últimas seis estreias, esta foi a única que o Bahia saiu derrotado. Os dois gols lá em Porto Alegre foram marcados por Nico Lopez, um em cada tempo da partida.

2017 - Bahia x Athlético-PR (6 a 2) - SÉRIE A - Fonte Nova

Bahia enfiou 6 a 2 no Athlético-PR
Bahia enfiou 6 a 2 no Athlético-PR | Foto: Futura Press

Um jogo especial para a torcida Bahia. O Bahia goleou o Furacão dentro de casa, com destaque para o meia Regis - que marcou 2 gols -, para o meio-campista Zé Rafael, que anotou um golaço no jogo, e para o atacante Edigar Junio, que vivia boa fase com a camisa tricolor.

exclamção leia também